Datas / horários
Sábado, 10 fevereiro de 2024 16:00
ALTERAÇÃO DE SALA Sala Luís Freitas Branco
Os filmes serão apresentados no formato MP4, com legendagem em inglês.
Museu
A Festa do Cinema Italiano e a Risi Film associam-se ao MAC/CCB na organização do ciclo de cinema «Pasolini e De Bruyckere», no âmbito da programação paralela da exposição Atravessar uma ponte em chamas, de Berlinde De Bruyckere, patente no Museu até 10 de março de 2024.
Ancorada na história da arte, nomeadamente na pintura renascentista, a escultura de Berlinde De Bruyckere tem vindo a dialogar com a pintura de Lucas Cranach e Luca Giordano ou com o cinema de Pier Paolo Pasolini, reencontrando temáticas, obsessões ou recorrências do mundo das imagens que povoam a nossa memória coletiva.
A propósito desse diálogo da escultura de De Bruyckere com o cinema de Pasolini, a artista selecionou os quatro filmes que compõem o ciclo de cinema «Pasolini e De Bruyckere», com exibições mensais, aos sábados, entre dezembro de 2023 e março de 2024, no Centro Cultural de Belém.
Além da exibição dos filmes, o ciclo de cinema inclui também visitas guiadas à exposição Atravessar uma ponte em chamas e uma conversa no final de cada projeção com dois convidados a anunciar.
Sinopse
Quando nos faltam as palavras, o corpo é que manda. Até ver, à pergunta «porque é que lutamos?», os bailarinos Bérengrère Bodin, Samir M’Kirech e TK Russell respondem da mesma forma. A partir das suas experiências pessoais, os performers investigam o porquê da violência que os rodeia em todo o mundo, mas também da violência que existe no interior de cada um. Como é que lidamos com o medo, a frustração e a desilusão no mundo de hoje, onde sentimos que não somos ouvidos nem compreendidos? Será sequer possível agir de forma não violenta? Ou estará esse privilégio reservado para aqueles que trabalham a dança, a música, a arte ou as palavras? Com o filme Why We Fight?, Alain Platel e Mirjam Devriendt prestam homenagem às artes mas também à humanidade — que sempre parece oscilar entre a elaboração de algo espetacularmente belo e a criação de algo terrivelmente cruel.
Festivais e Prémios
Film Fest Gent 2021
DOK.fest München 2022
Cinedans Fest 2022 – Prémio do Público para Melhor Documentário
Preços
Bilhete para cada sessão: 10€
O bilhete para o filme também permite visita livre ao MAC/CCB e acesso a uma visita guiada à exposição Atravessar uma ponte em chamas, no próprio dia da projeção e da conversa. Estas visitas guiadas, em grupo, têm a duração de cerca de 30 minutos e decorrem entre as 14h30 e as 15h00. O Museu encerra às 19h00 (última entrada às 18h30), pelo que a visita livre deverá ocorrer antes da hora de início do filme.
Bilhete para 4 sessões: 30€. Inclui 4x entrada no museu, 4x visita guiada à exposição Atravessar uma ponte em chamas, 4x filme, 4x conversa. A adquirir na Bilheteira CCB.
Idades
Maiores de 12 anos
Ficha Técnica
Argumento e realização: Alain Platel & Mirjam Devriendt
Inspirado na performance de dança Nicht Schlafen, de Alain Platel
Edição: Dieter Diependaele
Direção de fotografia: Mirjam Devriendt
Som: Jean-François Levillain
Composição: Steven Prengels
Produção: Emmy Oost, Magalie Dierick
Coprodução: Christian Beetz, Tuan Lam
Entidades responsáveis pela produção: Cassette for timescapes, Gebrueder Beetz Filmproduktion, Onomatopee
Filme coproduzidos com a ZDF em associação com ARTE, VRT Canvas, RTBF Télévision belge – Unité Documentaire
Parceiros: Flanders Audiovisual Fund (VAF), Centre du Cinéma et de l’Audiovisuel de la Fédération Wallonie-Bruxelles, Creative Europe MEDIA of the European Union, The Pascal Decroos Fund, City of Ghent, Culture Ghent, The Tax Shelter of the Belgian federal government via Flanders Tax Shelter, The Corona Emergency Fund of the Flanders Government
Idiomas: Holandês, francês, inglês
Website: whywefightdocumentary.com
Alemanha, Bélgica, 2021, 98’, Classificação M/12, Documentário Criativo
Imagem © Cassette for timescapes