Programa Marcar o Lugar
Encontros
no Museu
3ª Edição no Museu de Arte Contemporânea MAC-CCB
24 setembro e 1, 8, 15, 22 e 29 outubro de 2024
O programa «Marcar o Lugar – Encontros no Museu» é um modelo de fruição artística e cultural e de intervenção no espaço museológico, destinado a Pessoas com Demência e aos seus cuidadores. A sua replicação decorre de uma parceria entre a Associação Alzheimer Portugal e o Serviço de Educação e Mediação do Museu de Arte Contemporânea MAC-CCB. Este programa tem o objetivo de desenvolver dinâmicas sustentadas numa metodologia com fundamentação técnico-científica.
O Programa está estruturado em seis sessões semanais, com a duração aproximada de duas horas cada, destinadas a pequenos grupos de pessoas que vivem com um diagnóstico de Demência (fase inicial a moderada) e aos seus cuidadores (entre 10 a 12 participantes). Cada sessão é dividida em dois momentos: o primeiro contempla a observação e fruição das obras de arte estimulando o diálogo, a reflexão, troca de ideias e perspetivas, experiências individuais; o segundo momento prevê uma componente prática a partir das obras de arte relacionando-as com os temas previamente propostos, com a exploração de diversos materiais e técnicas artísticas.
O tema escolhido como fio condutor das seis sessões desta 1ª Edição «O museu é a minha praia» é a viagem. Um conceito que se aproxima à experiência pessoal de cada um dos participantes e aos diferentes movimentos artísticos, com tempos e geografias distintas. A nossa viagem tem início no Dadaísmo com um dos artistas mais influentes e controversos do século XX, Marcel Duchamp, passando pelo Surrealismo, Expressionismo Abstrato, Pop Art entre outros. Esta primeira edição já está a decorrer e termina em dezembro de 2023.
De acordo com os resultados obtidos nos programas-piloto, foi evidenciada uma melhoria do humor e do bem-estar dos participantes, assim como uma melhoria significativa da qualidade de vida das Pessoas com Demência. Este programa evidenciou também uma melhoria dos vínculos estabelecidos entre a Pessoa que vive com Demência e o seu cuidador, e ainda o desenvolvimento de novas relações e o aumento da sua participação e inclusão social dos seus participantes.
Tendo em conta que «Marcar o Lugar – Encontros no Museu» tem, como um dos objetivos principais, potenciar uma experiência mais rica e sensorial em todo o seu percurso, temos o apoio de uma marca de referência: A VIDA PORTUGUESA.
No Museu de Arte Contemporânea MAC-CCB, a implementação deste programa conta com a coordenação de Cristina Gameiro, a conceção e orientação das atividades de Ana Fonseca e de Rita de Sá. Conta ainda com a supervisão da Associação Alzheimer Portugal, operacionalizada pela psicóloga Filipa Aniceto, e com o apoio de Marta Carvalho, licenciada em Psicologia e com Mestrado em Neuropsicologia Clínica.
Se pretender participar nas próximas edições do programa «Marcar o Lugar – Encontros no Museu», que terão lugar no Museu de Arte Contemporânea MAC-CCB, por favor contacte com a Linha de Apoio na Demência da Alzheimer Portugal: 963604626 (chamada telefónica para a rede fixa nacional).
Sobre
A Alzheimer Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma Associação de Doentes. É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, constituída há 35 anos especificamente para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores.
Tem como visão uma sociedade que integre verdadeiramente as Pessoas com Demência e seus Cuidadores e reconheça os seus Direitos. Atua de acordo com o princípio da Abordagem Centrada na Pessoa com Demência e o respeito absoluto pelo direito à sua autodeterminação.
Para mais informações
Departamento de Relações Públicas da Alzheimer Portugal
Susana Silva Brás
Tel.: 964622081 (chamada telefónica para a rede fixa nacional)