PRR - Plano de Recuperação e Resiliência
FICHA DE PROJETO SAMA 2
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
FICHA DE PROJETO SAMA 1
Enquadramento
das necessidades
As funções que irão ser objeto de intervenção no âmbito desta operação estão associadas ao conhecimento dos diversos públicos e dos respetivos hábitos de consumo e a melhoria contínua do serviço público no País, à gestão eficiente da atividade da FCCB que apresenta a necessidade de otimização e implementação de novos instrumentos de gestão tendo em vista a racionalização de custos e processos e à diversificação do modelo de oferta de atividades e serviços, medindo e avaliando as respetivas estratégias.
Em 2019, no âmbito na sua missão e atribuições em matéria de serviço público, um projeto de transformação digital que pretende consolidar a sua estratégia e prioridades de modernização administrativa. Neste sentido, define as seguintes prioridades:
– A afirmação do conceito de “Cidade Aberta”, em particular no plano digital devido à sua abrangência territorial, eficiência nos meios e diversidade de públicos-alvo (cidadãos, famílias, empresas, artistas e comunidade).
– O desenvolvimento de uma estratégia de comunicação nos media (incluindo redes sociais) que reforce o seu posicionamento estratégico enquanto entidade de referência na oferta e fruição cultural.
– Uma evolução do modelo de oferta de bens e serviços, compatível com a missão da FCCB, que contribua para a melhoria da programação cultural a nível nacional (através de uma parceria com a Direção Geral do Património Cultural – DGPC, entidade integrada no Ministério da Cultura, com implantação nacional, por via da Lei e do conjunto de Museus e Monumentos Nacionais que tutela) e a redução de custos de contexto na sua fruição.
No presente ano de 2020, a FCCB pretende prosseguir com o cumprimento dos objetivos com que se comprometeu. Assim, e enquadrado no esforço permanente de refinação e exigência crescente com a qualidade dos serviços prestados, torna-se essencial a contínua adequação e qualificação dos seus recursos humanos e materiais. Reforçar os meios ao dispor da FCCB é, deste modo, considerado vital para a melhoria contínua do serviço público no País, impondo da FCCB um conjunto de upgrades aos processos estratégicos, instrumentos de gestão e procedimentos de relacionamento com a comunidade.
Objetivos
Em sede de candidatura foi definido um conjunto de objetivos representativos do âmbito do projeto, bem como dos resultados que se pretendem atingir:
Público
Simplificar a utilização de serviços digitais e o acesso a conteúdos do website do CCB contribuindo para:
- Melhorar a experiência de utilização do website e a satisfação dos utilizadores, tornando-o mais user friendly;
- Aumentar a eficácia da comunicação da oferta cultural e corporativa;
- Conquistar e fidelizar novos públicos, através de sinergias entre a atividade corporativa e cultural;
- Diminuir as assimetrias no consumo de conteúdos e da oferta cultural e reduzir os custos de contexto na sua fruição.
Produção
Otimizar a produção permitindo:
- Facilitar a colaboração e comunicação interna entre as equipas, departamentos e entidades da área da cultura;
- Aumentar a produtividade das equipas e dos recursos à disposição da FCCB (incluindo salas e outros espaços/ infraestruturas);
- Simplificar o processo de utilização dos espaços para eventos, conferências e espetáculos;
- Expandir e diversificar o público-alvo da FCCB, através da difusão de conteúdos culturais no âmbito do protocolo de colaboração com a DGPC;
- Diferenciar a oferta de serviços de organização de eventos corporativos.
Recursos
Adaptar os recursos e as competências digitais contribuindo para:
- Conhecer e partilhar boas práticas de colaboração e comunicação através de novas plataformas e meios digitais;
- Desenvolver e consolidar as competências dos recursos humanos em matéria de colaboração digital;
- Promover a inovação e a melhoria contínua das práticas internas;
- Garantir a sustentabilidade dos ganhos de eficiência, eficácia e qualidade depois da execução da operação.
Identificação do projeto
RESUMO SAMA 2020