Coleção Berardo
A Coleção Berardo apresenta os principais movimentos artísticos do século XX à atualidade, pontuados por alguns dos maiores nomes da modernidade, como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Max Ernst, Piet Mondrian, Joan Miró, Francis Bacon, Yves Klein, Andy Warhol, Frank Stella e Gerhard Richter, entre muitos outros.
Reunida por José Berardo durante duas décadas, a Coleção Berardo é reconhecida internacionalmente pelo valor das suas obras de referência. A representação de cerca de 70 tendências artísticas (entre as quais o cubismo, o dadaísmo, o surrealismo, o expressionismo abstrato, o neodadaísmo, o Nouveau Réalisme e a pop art), num acervo com quase 900 obras de mais de 500 artistas, demonstra o seu forte cariz museológico e didático. A sua vocação internacionalista, com espetro cronológico de um século, torna-a numa verdadeira plataforma para a observação e reflexão sobre este período da história da arte.
Começando em 1909 e atravessando quase todos os movimentos mais importantes (incluindo os mais recentes desenvolvimentos da criação artística contemporânea), desta coleção também fazem parte obras de alguns dos mais reconhecidos artistas da arte contemporânea, como Bruce Nauman, Julião Sarmento, Gabriel Orozco, Alexander Calder, Vito Acconci, Larry Bell, Christian Boltanski, Nam June Paik, Bill Viola e Andreas Gursky. Inclui ainda uma representação da arte portuguesa com obras de Alberto Carneiro, Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego, Helena Almeida, Pedro Cabrita Reis, Fernando Lemos, entre outros.
Peça exposta na galeria da Coleção Berardo - Mac/CCB
Peça exposta na galeria da Coleção Berardo - Mac/CCB Mac/ccb ©António Jorge Silva
Peça exposta na galeria da Coleção Berardo - Mac/CCB
[C] Teixeira de Freitas, [E] ou o desenho contínuo, [L] MAC-CCB ©António Jorge Silva