Sobre
Missão e Visão
A missão do MAC/CCB
- promover a fruição, o conhecimento e o estudo das obras e coleções aqui depositadas, envolvendo os seus públicos de forma plural e participada;
- estimular a criação artística e promover o seu conhecimento, tendo em atenção a sua diversidade e valorizando a capacidade crítica da arte;
- promover o diálogo entre as artes visuais, a arquitetura e as artes performativas, abrindo-se à multiplicidade de práticas que enformam a contemporaneidade
Visão
Em termos simples, a linha de ação do MAC/CCB orienta-se pelos seguintes eixos:
- a visão de que o contemporâneo, num sentido eminentemente interdisciplinar, é aquilo que atua no presente, o que também implica olhar criticamente para o passado para melhor compreendermos a arte atual na sua multiplicidade;
- a perspetiva de que o MAC/CCB possui as condições necessárias para realizar o diálogo entre as diferentes práticas artísticas, a arquitetura e o campo do performativo, concretizando o chão comum entre campos culturais que o Centro Cultural de Belém elegeu como sua vocação;
- a potenciação do MAC/CCB como um museu no qual o diálogo entre as várias tipologias artísticas assenta na multiplicidade de práticas da arte dos nossos dias, não só proporcionando visões históricas como também mapeando as visões dos artistas de hoje;
- a convicção de que o MAC/CCB deve estimular a criação artística, relacionando-se proximamente com os artistas, com abertura e prospeção;
- o entendimento de que o museu é um lugar de fruição, mas também de conhecimento e partilha, desenvolvendo para tal um extenso programa de mediação e educação dedicado a diversas comunidades e segmentos etários e geracionais.
Direção Artística
Nuria Enguita (Madrid, 1967) é historiadora, editora e curadora. Entre 2020 e 2024, foi diretora do IVAM (Institut Valencià d’Art Modern), em Valência, onde estabeleceu um programa expositivo ao mais alto nível, partindo não apenas da coleção, com exposições como Arte en una tierra baldía (1939–1959), mas também de apresentações temporárias, incluindo nomes como Anni e Josef Albers, Asger Jorn, Grupo Zero, Zanele Muholi, Teresa Lanceta, Anna Boghiguian, Otobong Nkanga, etc., e jovens artistas do contexto local. Durante a sua direção, foi desenvolvido o programa de estudos Articulacions, em colaboração com as duas universidades públicas de Valência, e os programas públicos adquiriram uma dimensão central no museu.
Entre 2015 e 2020, foi diretora do Centro de Arte Bombas Gens, em Valência, onde organizou exposições dedicadas à coleção do centro e exposições temporárias de Sheela Gowda, Anna-Eva Bergman e Irma Blank. Como diretora artística da Fundació Antoni Tàpies, em Barcelona, entre 1998 e 2008, organizou exposições e publicações de Lygia Clark, Chris Marker, Sanja Iveković, Ibon Aranberri, Pedro G. Romero e Steve McQueen, entre outros. Trabalhou ainda em projetos como Tour-ismos. A Derrota da Dissidência e Representações Árabes Contemporâneas, dirigido por Catherine David.
Entre 2008 e 2015, como curadora independente, organizou exposições em instituições espanholas e portuguesas. Entre 2012 e 2020, foi editora da RevistaConcreta. Entre 2000 e 2014, foi membro do programa arteypensamiento da UNIA (Universidad Internacional de Andalucía), onde em 2009 liderou o projeto Narrativas de Fuga, com artistas como Alice Creischer ou Pedro Costa. Foi editora do Afterall Journal, Centro de Investigação da University of the Arts London, entre 2007 e 2014. Foi cocuradora da 31.ª Bienal de São Paulo, em 2014, do Encuentro Internacional de Medellín em 2011, e da Manifesta 4, em Frankfurt, em 2002. Entre 1991 e 1998, foi curadora do IVAM.
É licenciada em História e Teoria da Arte pela Universidad Autónoma de Madrid (1990). Lecionou teoria e gestão da arte em numerosos centros e universidades, e publicou numerosos textos em catálogos e revistas de arte contemporânea, como Parkett, Afterall e Concreta.
Desde 1991, a sua experiência profissional centra-se nas áreas das histórias da arte e da curadoria, esta última desenvolvida em diversas instituições de arte. A sua prática institucional é definida pelo trabalho direto com coleções e com os contextos sociais em que estas são geradas e apresentadas. O seu trabalho procura tornar visíveis práticas artísticas habitualmente relegadas para as margens das histórias oficiais e da modernidade canónica.
Equipa
Serviço de Educação e Mediação
Marcação de atividades: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00.
T. (+351) 213 612 800 ou (+351) 213 612 400
(Chamada telefónica para a rede fixa nacional)
servico.educativo.museu@ccb.pt
Comunicação e Imprensa
Namalimba Coelho
T. (+351) 213 612 637
(Chamada telefónica para a rede fixa nacional)
namalimba.coelho@ccb.pt
Direção Artística
Nuria Enguita
Chief Curator – Museu
Rita Lougares
Chief Curator – Centro de Arquitetura
Mariana Pestana
Coordenador Geral Executivo
Pedro Bernardes
Assistente de Direção
Cristina Sequeira
Comunicação e Imprensa
Namalimba Coelho
Registrar
António Pedro Mendes
Teresa Braga da Costa
Gestão de Coleções e Arquivo
Isabel Rocha
Produção de Exposições
David Rato
Diogo Nunes
Frederico Albuquerque Mendes
Margarida Ventosa
Mariana Scarpa
Edições
Diogo Montenegro
Serviço de Educação e Mediação
Cristina Gameiro (coordenação)
Cátia Bonito
Filipa Gordo
Rita Cândido
Sofia Passadouro
Frente de Casa e Serviço ao Visitante
Hugo Páscoa