Datas / horários
16 dezembro de 2023 16:00
Sala Luís de Freitas Branco
Museu
A Festa do Cinema Italiano e a Risi Film associam-se ao MAC/CCB na organização do ciclo de cinema «Pasolini e De Bruyckere», no âmbito da programação paralela da exposição Atravessar uma ponte em chamas, de Berlinde De Bruyckere, patente no Museu até 10 de março de 2024.
Ancorada na história da arte, nomeadamente na pintura renascentista, a escultura de Berlinde De Bruyckere tem vindo a dialogar com a pintura de Lucas Cranach e Luca Giordano ou com o cinema de Pier Paolo Pasolini, reencontrando temáticas, obsessões ou recorrências do mundo das imagens que povoam a nossa memória coletiva.
A propósito desse diálogo da escultura de De Bruyckere com o cinema de Pasolini, a artista selecionou os quatro filmes que compõem o ciclo de cinema «Pasolini e De Bruyckere», com exibições mensais, aos sábados, entre dezembro de 2023 e março de 2024, no Centro Cultural de Belém.
Além da exibição dos filmes, o ciclo de cinema inclui também visitas guiadas à exposição Atravessar uma ponte em chamas e uma conversa no final de cada projeção com dois convidados a anunciar.
Sinopse
Neste drama bíblico inovadoramente naturalista e despojado, a vida de Cristo é recontada a partir do Evangelho segundo São Mateus.
As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência: assim conseguiu Jesus uma legião de seguidores e inimigos, segundo o Evangelho de São Mateus. Nesta obra maior, o realizador italiano Pier Paolo Pasolini apresenta-nos um Cristo completamente distinto do estilo «épico» com que o cinema o vinha caracterizando: um Cristo solar que se faz acompanhar da música de Bach, enquanto a Virgem é interpretada pela mãe do próprio autor.
No final da projeção haverá uma conversa com os convidados João Lopes (crítico de cinema) e Rui Miguel Ribeiro (editor – Edições do Saguão).
Festivais e Prémios
Venice Film Festival 1964, Prémio Especial do Júri e Prémio OCIC
Academy Awards 1967, nomeação para três Óscares: Melhor Guarda-Roupa, Melhor Música e Melhor Direção de Arte
Black-and-White Academy Awards 1967
National Board of Review 1967, BAFTA Awards 1968 — nomeação para UN Award
Cahiers du Cinéma 1965, nomeação para Melhor Filme
Italian National Syndicate of Film Journalists 1965, vencedor de quatro prémios: Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Guarda-roupa, Melhor Produção, Melhor Design de Produção
Preços
Bilhete para cada sessão: 10€
O bilhete para o filme inclui o bilhete para o MAC/CCB e acesso a visita guiada à exposição Atravessar uma ponte em chamas no próprio dia da exibição do filme e conversa. As visitas, em grupo, têm a duração de cerca de 30 minutos e decorrem entre as 14h30 e as 15h00.
Bilhete para 4 sessões: 30€. Inclui 4x entrada no museu, 4x visita guiada à exposição Atravessar uma ponte em chamas, 4x filme, 4x conversa.
Idades
Maiores de 12 anos
Ficha Técnica
Realização: Pier Paolo Pasolini
Argumento: Pier Paolo Pasolini
Fotografia: Tonino Delli Colli
Música: Luis Bacalov
Montagem: Nino Baragli
Produção: Alfredo Bini
Imagem
Still do filme O Evangelho segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini, 104′, leg. PT
Sugerimos-lhe também