Datas / horários
2 março de 2024 16:00
ALTERAÇÃO DE SALA Sala Sophia de Mello Breyner
Os filmes serão apresentados no formato MP4
Museu
A Festa do Cinema Italiano e a Risi Film associam-se ao MAC/CCB na organização do ciclo de cinema «Pasolini e De Bruyckere», no âmbito da programação paralela da exposição Atravessar uma ponte em chamas, de Berlinde De Bruyckere, patente no Museu até 10 de março de 2024.
Ancorada na história da arte, nomeadamente na pintura renascentista, a escultura de Berlinde De Bruyckere tem vindo a dialogar com a pintura de Lucas Cranach e Luca Giordano ou com o cinema de Pier Paolo Pasolini, reencontrando temáticas, obsessões ou recorrências do mundo das imagens que povoam a nossa memória coletiva.
A propósito desse diálogo da escultura de De Bruyckere com o cinema de Pasolini, a artista selecionou os quatro filmes que compõem o ciclo de cinema «Pasolini e De Bruyckere», com exibições mensais, aos sábados, entre dezembro de 2023 e março de 2024, no Centro Cultural de Belém.
Além da exibição dos filmes, o ciclo de cinema inclui também visitas guiadas à exposição Atravessar uma ponte em chamas e uma conversa no final de cada projeção com dois convidados a anunciar.
Sinopse
Uma das mais radicais provocações do iconoclástico Pier Paolo Pasolini, Teorema marca o momento de afastamento do autor da mundanidade poética e proletária que começara por caracterizar o seu trabalho em prol de uma exploração críptica do vazio espiritual burguês. Terence Stamp interpreta o estranho misterioso — talvez um anjo, talvez um demónio — que seduz, um a um, os membros de uma família abastada do norte de Itália, precipitando uma crise existencial nas suas vidas. Marcado pelo silêncio, o filme apresenta uma procissão de imagens sagradas e profanas num enigma metafísico que é simultaneamente um tratado marxista degenerado sobre sexo, religião e arte.
Preços
Bilhete para cada sessão: 10€
O bilhete para o filme também permite visita livre ao MAC/CCB e acesso a uma visita guiada à exposição Atravessar uma ponte em chamas, no próprio dia da projeção e da conversa. Estas visitas guiadas, em grupo, têm a duração de cerca de 30 minutos e decorrem entre as 14h30 e as 15h00. O Museu encerra às 19h00 (última entrada às 18h30), pelo que a visita livre deverá ocorrer antes da hora de início do filme.
Bilhete para 4 sessões: 30€. Inclui 4x entrada no museu, 4x visita guiada à exposição Atravessar uma ponte em chamas, 4x filme, 4x conversa. A adquirir na Bilheteira CCB.
Idades
Maiores de 16 anos
Ficha Técnica
Realização e Argumento Pier Paolo Pasolini
Produção Franco Rossellini e Manolo Bolognini
Direção de Fotografia Giuseppe Ruzzolini
Música Ennio Morricone
Edição Nino Baragli
Direção de Arte Luciano Puccini
Guarda-Roupa Marcella De Marchis
Direção de Produção Paolo Frascà
com Terence Stamp, Laura Betti, Silvana Mangano, Massimo Girotti, Anne Wiazemsky, Andrés José Cruz Soublette, Ninetto Davoli
Itália, 1968, 98’, Classificação M/16, Drama, Mistério
imagem (c) Still do filme Teorema (1968), 98′, de Pier Paolo Pasolini.
Apoios
-