18 a 22 dezembro
📍 Ai, quem me acode, quem me vem salvar?
4 aos 6 anos
Era uma vez um príncipe… ou será um pescador?… Acho que acabei de passar por um tigre voador… ou será um avião às pintas? Ai, tantas personagens! Por entre as exposições do museu, vamos inventar e recriar histórias mirabolantes e figuras fantásticas. É só usar um bocadinho de cor, umas fatias de cartão, cortar aqui e imaginar ali. Afinal, estas histórias e personagens já vivem no museu. Estão só escondidas nas obras de arte, à espera de serem descobertas!
Conceção e Orientação: Márcia Saldanha e Mariana Ramos
📍 O desafio do (não-)objeto
7 aos 13 anos
Objetos das prateleiras do supermercado que vão parar ao museu? Mesas de jantar viradas ao contrário podem ser pintura? Peças de vestuário fora do corpo que estão em lugar escultórico? Desde que Marcel Duchamp transformou um urinol numa fonte, o mundo da arte nunca mais foi o mesmo. Os objetos do nosso dia a dia invadem museus, provocam-nos o olhar, agitam-nos as sensações… e são imensos os artistas que nos propõem jogos surpreendentes entre o corpo e o objeto. Vamos questionar, testar, mudar, reinterpretar algumas das peças-chave das coleções presentes no MAC/CCB para que a nossa perceção dos objetos nunca mais seja a mesma, nestas férias e nas nossas vidas.
Venham partilhar connosco o vosso olhar desafiador!
Conceção e Orientação: Fabrícia Valente e Sara Zavala
27 a 29 dezembro
📍Um banquete no museu
4 aos 6 anos
No final do ano, as casas e as cidades enchem-se de luzes, objetos, alarido e… muita comida deliciosa! Será que também encontramos este espírito de festa no museu? Há artistas que misturam cores, formas, sons e materiais que fazem lembrar uma algazarra e que nos fazem sentir alegria! Há ingredientes doces e salgados entre as obras de arte, no que nos lembra um banquete muito saboroso. Nesta oficina de férias de Natal, vamos organizar uma instalação habitada e convidar a família para festejarmos juntos o novo ano que vai chegar! Tchim-tchim!
Conceção e Orientação: Francisca Valador e Inês Machado
📍 Ilha andante
7 aos 13 anos
Se fossem para uma ilha deserta, que levariam convosco? Arco e flecha para caçar, cana de pesca para pescar e um barquinho para navegar as águas por descobrir! Muitos artistas criam as suas obras a partir dos materiais que têm em seu redor. Com muito pouco, conseguem construir os seus universos imaginados e casas que podemos habitar! Através das obras de Marepe, Olaf Breuning e Stephan Balkenhol, vamos descobrir como podemos construir uma ilha mágica.
Conceção e Orientação: Lea Managil e Teodora Boneva
Marcações e Contactos
As atividades requerem marcação prévia.
A marcação é sempre confirmada pelo Serviço de Educação e Mediação.
Marcações pelo 213 612 800 (chamada telefónica para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.
Marcações por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt
Acessibilidades
Elevadores, rampas, casas de banho adaptadas e cadeiras de rodas.
Preços e Descontos