Datas / horários
Sexta, 19 abril de 2024 18:30
Entrada livre mediante capacidade da sala
Conferências
Debate
Presente na exposição Habitar Lisboa com o conjunto habitacional Pantera Cor-de-Rosa, de Gonçalo Byrne e António Reis Cabrita, o bairro dos Lóios surge como um exemplo de políticas de habitação múltiplas, dos realojamentos dos migrantes rurais e dos «retornados» às cooperativas de habitação.
Abrir Abril nos Lóios é um documentário que mergulha na vida do bairro de Marvila, antiga Zona N2, capturando as histórias dos moradores e da sua longa luta por melhores condições. Através de entrevistas pessoais, mostra-se um território em constante evolução, tanto fisicamente, com a construção de novas infraestruturas, quanto simbolicamente, com a consolidação de uma comunidade unida e resiliente.
À apresentação do documentário (com duração de 40 minutos), segue-se uma breve conversa na qual estarão presentes Gonçalo Byrne, Sara Vaz, diretora da ATM, e António Pedro Martins, morador do bairro — três intervenientes nas conquistas da democracia, espaciais e sociais, daquele território. Moderação de Joana Pestana Lages.
Curadoria de Joana Pestana Lages e Joana Dias Pereira.
Inserido no âmbito do Programa Paralelo da exposição Habitar Lisboa.
Integrado na programação comemorativa dos 50 anos do 25 abril.
Biografias
Gonçalo Byrne (Alcobaça, 1941) é um arquiteto com uma vasta obra construída, tendo sido várias vezes premiada a nível nacional e internacional. É Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Faculdade de Arquitetura de Alghero, em Itália. Byrne tem lecionado em várias universidades internacionais, e é frequentemente convidado como júri de concursos e distinções. Foi presidente da Ordem dos Arquitectos entre 2020 e 2023.
Juntamente com António Reis Cabrita, desenhou no Bairro dos Lóios (antiga Zona N2) os lotes 222 a 229, conhecidos por Pantera Cor-de-Rosa.
António Pedro Martins (Paderne, 1955) é bacharel em Engenharia Civil e trabalhou no LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Chegou ao Bairro dos Lóios em 1993, através da CHEUA (Cooperativa de Habitação Económica Unidos da Ameixoeira), nascida no LNEC. Participou ativamente no processo de reivindicações pelo desenvolvimento do bairro.
Sara Vaz (Lisboa) é diretora da ATM (Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios). A associação nasceu em 1989, fruto de um movimento de habitantes mobilizados para a conquista de melhores condições de vida.
Apoios
Organização
Apoios
-
-