Livro
Habitar Lisboa
Habitar Lisboa. Uma perspetiva arquitetónica sobre uma crise contemporânea
29 novembro, às 18h30
Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.
Lisboa está a ser assolada por uma crise habitacional sem precedentes. A subida exponencial do custo das casas, resultado combinado da financeirização da habitação e da falta de investimento continuado de políticas públicas, faz com que qualquer português seja, ou conheça alguém, atingido pela crise. Há debate público agitado, mas pouco se tem falado sobre os edifícios que darão forma às estratégias políticas que estão a ser concebidas e implementadas. Que cidade desejamos construir para responder ao problema? Qual pode ser o papel da Arquitetura neste contexto?
Habitar Lisboa. Uma perspetiva arquitetónica sobre uma crise contemporânea é uma publicação CCB, Dinâmia’CET ISCTE e Monade que apresenta, de forma sintética, a conjuntura e as hipóteses de ação para pensar a construção da cidade. O livro inclui uma panorâmica das arquiteturas mais carismáticas que resultaram das políticas públicas de habitação desenvolvidas em Lisboa ao longo de 50 anos de democracia. No mesmo sentido, procura fazer uma resenha dos principais projetos que estão atualmente em cima da mesa, apresentando visões analíticas da situação atual e perspetivando, com liberdade, desígnios para o futuro em formato de diálogo, ensaio ou manifesto.
O livro será apresentado por Marta Sequeira (curadora da exposição Habitar Lisboa) e André Tavares. Seguir-se-á uma conversa com Cristina de Mendonça, Francisco Vala, Inês Lobo, João Gomes da Silva, João Luís Carrilho da Graça, João Seixas, Joana Pestana Lages, José Adrião, Miguel de Castro Neto, Nuno Valentim, Paulo Tormenta Pinto, Ricardo Bak Gordon, Sandra Marques Pereira e Telmo Cruz.
Local: Centro de Arquitetura/Garagem Sul
PVP do livro: 35€.