Datas / horários
7 a 11 abril de 2025 9:30 às 17:30
14 a 17 abril de 2025 9:30 às 17:30
Atividades de Férias
Museu
Oficina
7 a 11 de Abril
📍 Vizinhança
4-6 anos
Truz, truz, posso entrar? Seja num apartamento de um prédio muito alto ou numa moradia com quintal, cada um gosta de organizar e decorar o seu espaço à sua maneira, com aquilo de que mais gosta. Mas para além das nossas casas, a cidade oferece muitos outros lugares fascinantes para explorar: museus, parques, bibliotecas, gelatarias… Cada um desses espaços é um convite para uma nova ideia, um encontro ou até uma aventura inesquecível! Nesta atividade, vamos pensar de que forma habitamos as cidades e descobrir que artistas se inspiram no quotidiano urbano para criar as suas obras. Juntos podemos criar um bairro imaginário, a partir das nossas vivências do dia-a-dia.
Conceção e orientação Lea Managil e Francisca Valador
📍 A obra, A artista e A exposição
7-13 anos
A mulher e o universo feminino foram, ao longo da história da arte, muitas vezes representados. No entanto, as mulheres artistas nem sempre tiveram lugar nos grandes salões de arte e nos museus, trabalhando muitas vezes como assistentes de artistas homens ou vendo as suas obras a serem assinadas por outros. PEm 1943 Peggy Guggenheim, organizou uma exposição em Nova Iorque dedicada a 31 mulheres, entre elas artistas como Anne Harvey, Frida Kahlo ou Dorothea Tanning, assumindo que os trabalhos em exposição espelhavam o século XX. Um revisitar desta exposição chega a Lisboa e, juntamente com artistas mulheres presentes na Coleção Berardo, vamos viajar entre o universo surrealista e a abstração com que as artistas nos brindaram. Pintura, desenho, escrita, fotografia e gravura serão linguagens a experimentar para criar a nossa própria exposição. Vamos também ser ousados?
Conceção: Fabrícia Valente e Marília Pasqual Marques
14 a 17 de abril
📍 A cidade dos Impossíveis
4-6 anos
Crescemos a achar que as coisas se fazem de uma certa maneira e que o quotidiano se
rege por regras, ritmos e costumes fixos. Mas será que do outro lado do mundo as pessoas fazem e agem da mesma forma que nós? Um dentista ao ar livre, um burro a caminhar sobre o passeio de uma cidade alagada, um homem que lava uma panela no passeio de uma cidade… parecem-nos hábitos estranhos… Na cidade, olhamos à nossa volta, e é certo que os carros andam pela estrada, as passadeiras são brancas e pretas e os edifícios têm portas e janelas, mas e se não fosse assim? Vamos desconstruir o mundo e torná-lo mais divertido ao imaginar novas regras para as cidades e para as pessoas que nela vivem. A partir da exposição Homo Urbanus. A Citymatographic Odyssey by Bêka & Lemoine e de obras surrealistas e dadaístas da Coleção Berardo, vamos construir um cine-livro de pequenas narrativas divertidas com a cidade como pano de fundo.
Conceção e orientação Inês Machado e Daniella Figueiredo
📍Sentir para pensar e pensar para sentir
7-13 anos
Quando um artista realiza uma obra pode fazê-lo de inúmeras maneiras. As ideias surgem, por vezes, nos momentos mais inesperados, mas também existem estímulos, exercícios, conversas, leituras, sons, cheiros que podemos usar para fazer surgir coisas que nunca nos passaria pela cabeça.
Num lugar propício à experimentação e reflexão vamos conhecer artistas presentes nas exposições e deixar fluir as ideias.
Conceção Mariana Ramos e Teodora Boneva
Marcações e Contactos
As atividades requerem marcação prévia.
A marcação é sempre confirmada pelo Serviço de Educação e Mediação.
Marcações pelo 213 612 800 (chamada telefónica para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.
Marcações por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt
Acessibilidades
Elevadores, rampas, casas de banho adaptadas e cadeiras de rodas.
Preços e Descontos