Este evento já decorreu.

Big Band Júnior convida Rita Maria

Rita Maria

Rita Maria

A popularidade que o jazz tem hoje em dia deve-se em parte ao facto de que muito do seu repertório surge no formato canção: música e letra. No topo dos músicos de jazz com mais discos vendidos estiveram sempre vozes como a de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Nat King Cole ou Chet Baker, nomes responsáveis por levar o jazz a um público mais alargado, chegando a tornar alguns standards de jazz verdadeiros êxitos à escala mundial.
Sendo o jazz música essencialmente de tradição oral, é natural que na história do jazz os grandes protagonistas sejam os intérpretes. Por vezes, a figura do intérprete confunde-se com a do compositor, como é o caso de Duke Ellington, Thelonious Monk, Herbie Hancock ou Miles Davis, e nesses casos a figura do compositor ganha também algum relevo. Mas, tendo em conta que uma parte significativa do repertório jazzístico é composto por canções, é curioso como os autores das letras são, na sua maioria, praticamente desconhecidos.
Neste concerto, a voz tem um papel protagonista. Além do repertório habitual da Big Band Júnior (BBJ), o qual já inclui algumas canções, a orquestra apresenta quatro novos temas, todos com letra em português: um soneto de Fernando Pessoa, uma canção com letra de JP Simões, e duas encomendas, uma à jovem cantora Nazaré da Silva e outra ao cantautor Pedro Esteves. Além do repertório habitual dos grandes clássicos para big band, este concerto conta ainda com vários temas instrumentais bem enérgicos, tais como Birdland, de Joe Zawinul, e Mali m'Bule Baaba, um dos mais enérgicos temas de Bernardo Sassetti.
Em cada ano lectivo, os músicos da BBJ têm a oportunidade de viver várias experiências musicais que fazem habitualmente parte do percurso de um músico profissional, que podem ser uma simples sessão fotográfica ou até gravar um disco. Mas tocar ao lado de músicos profissionais será sem dúvida uma das experiências mais enriquecedoras para estes jovens músicos. Neste concerto, a Big Band Júnior tem o enorme privilégio de partilhar o palco com a cantora Rita Maria. Quando a ouvimos cantar, é fácil entender porque é que a Rita é actualmente uma das mais aclamadas e acarinhadas vozes do jazz nacional.

 

ALEXANDRA ÁVILA TRINDADE & JOÃO GODINHO
BIG BAND JÚNIOR | DIRECÇÃO ARTÍSTICA
(os autores escrevem segundo o antigo acordo ortográfico)


Alexandra Ávila Trindade e João Godinho direção artística
Claus Nymark direção pedagógica e musical
Orelha Viva produção Executiva
João Fragoso secretário de orquestra e assistência pedagógica
Ricardo Maia assistência de produção e assistência pedagógica
Gil Pereira comunicação e assistência de produção
Suse Ribeiro som


BIG BAND JÚNIOR 2016/17
Claus Nymark direção musical
Frederico Araújo clarinete
Miguel Morais clarinete
Inês Miranda oboé
Clara Sprung saxofone alto
Bernardo Tinoco saxofone alto
Manuel Fernandes saxofone alto
Ricardo Neto saxofone alto
Sofia Sena saxofone tenor
Hugo Xavier trompete
Manuel Castro violino
Laura Carvalho violoncelo
Duarte Carvalho guitarra elétrica
Ricardo Almeida guitarra elétrica
Afonso Alves bateria
Tomás Almeida bateria
Inês Ferreira piano
José Manuel Cavaco piano
João Lobo contrabaixo
Mariana Caldeira Pinto voz

CONVIDADA ESPECIAL Rita Maria voz

Produção | CCB




Lorem ipsum

1 julho 2017 | 21:00

M/6
Enviar a um Amigo