Datas / horários
3 maio de 2024 21:00
Música
Música Barroca
Com este programa, a orquestra Divino Sospiro propõe um ponto de vista sobre a produção e circulação da Ópera, da Serenata e da Oratória, possivelmente estes últimos, os dois géneros musicais mais frequentes em Portugal durante o século XVIII, centrando-se no contributo desta nação, e propondo um percurso paralelo, dividido em duas partes pelas principais etapas de afirmação estético-musical que se desenvolveram na Europa e em particular, em Portugal, exemplificadas por autores que foram fundamentais na determinação do caminho e da afirmação da linguagem musical do Barroco, para o que viria a ser o estilo Clássico. O resultado é um quadro rico em pontos de contacto, mas não isento de traços de originalidade e extravagância. Um ponto de vista sobre a produção e circulação dos mais elevados modelos estéticos na produção musical europeia, centrando-se nos seus reflexos na produção portuguesa e no seu contributo para a circulação musical da época. Somos confrontados com uma visão da Europa através do filtro desse cosmopolitismo, que sempre foi uma chave de leitura aguda e peculiar na história sociopolítica e cultural de Portugal, e que faz deste País um dos lugares mais identificáveis daquilo a que hoje chamamos a pátria cultural europeia.
Idades
Maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Soprano Ana Quintans
Meio-soprano Rita Filipe
Direção musical e artística Massimo Mazzeo
Divino Sospiro
Programa
1.ª parte
A vanguarda europeia
A Grande Tradição do Barroco Italiano
G. Bononcini (1670–1747) Ária Fugge il tempo, da oratória La conversione di Maddalena (A.Q.)
O ápice do estilo europeu
G.F. Händel (1685-1759) Recitativo accompagnato e ária Pure del cielo – Tu del Ciel ministro eletto da oratória Il trionfo del tempo e del disinganno
A Escola instrumental italiana e a disseminação na Europa
G. Tartini (1692-1770) Concerto para Cordas D6 (estreia mundial)
Do Galante às vanguardas do clássico
J.A. Hasse (1699-1783) Dueto
O estilo reformado
N. Jommelli (1714-1774) Recitativo accompagnato O come al sonno alletta, da serenata Endimione (R.F.)
2.ª parte
A prospetiva de Portugal
A Escola instrumental italiana e a disseminação na Europa
C. Seixas (1704-1742) Sinfonia em Sol menor
O ápice do estilo italiano
F. A. Almeida (c.1702 – 1755?) Dueto para Perché soffri i falli miei, da serenata Ippolito, (A.Q./ R.F.)
A. Mazzoni (1717-1785) Abertura, da ópera Antigono
Do Galante
P. A. Avondano (1714-1782) Ária Questi al cor da oratória Morte d’Abel (A.Q.)
As vanguardas do clássico
J. Sousa Carvalho (1745-c.1798) – Ária Se l’interno affanno mio, da ópera Alcione (mezzo) (R.F.)
O estilo reformado
N. Jommelli Recitativo e Dueto, finale 1.ª parte, Tante volte, mio tesoro, da Serenata Endimione (A.Q. / R.F.)
Descontos
Os DESCONTOS aplicam-se em bilhetes com valor superior a 12€ referentes a espetáculo e outras atividades culturais de produção e coprodução CCB. No caso dos portadores do Cartão CCB, os descontos aplicam-se em bilhetes com valor superior a 8€.
50 % para pessoas com necessidades específicas e acompanhante
50 % para profissionais e estudantes da área dos espetáculos *
50 % para desempregados *
* mediante apresentação do comprovativo à entrada
30% para titulares do Cartão CCB
20% para maiores de 65 anos / menores de 30 anos / estudantes / grupos + 20 pax
DESCONTOS ESPECIAIS
30% DESCONTO ESPECIAL 30 ANOS CCB
Válido no dia 30 de cada mês, até dezembro 2023
Pessoas com 30 anos até 31 dezembro 2023
Todos os descontos são aplicáveis quer na Bilheteira física quer na Bilheteira online do CCB.