Avançar para o conteúdo principal
A carregar Eventos
Pequeno Auditório

Datas / horários

Domingo, 2 junho de 2024 11:00

Música

Este programa ergue-se em torno das doze canções de inspiração sefardita compostas por Fernando Lopes-Graça entre 1969 e 1971, tendo por base uma coletânea de cantos que lhe teria sido dada a conhecer por Michel Giacometti. Não são claros os motivos pelos quais Lopes-Graça se interessou pela música de tradição judaica hispano-portuguesa, podendo apenas especular-se sobre o assunto. Só muito recentemente dadas em estreia, na sua versão para voz e piano — seis, de entre elas, foram orquestradas em 1971— permanecem, em grande medida, desconhecidas do público português. São, contudo, um notável conjunto de canções de cariz profano, evidência da mestria da escrita pianística do compositor. Outros, refletem nas suas opções pelos temas da música judaica, a sua própria herança cultural, casos de Darius Milhaud e de Leonard Bernstein, também neste programa, que termina com uma seleção dos cantos hebraicos de Lord Byron, escritos para o amigo e cantor judeu Isaac Nathan. Seguindo o modelo da poesia sacra, Byron demonstra nelas a sua empatia e solidariedade para com a causa judaica, de um povo disperso e apátrida, ele, que foi sempre um defensor das causas dos mais desvalidos.

Na reinvenção que faz dos textos bíblicos do Antigo Testamento, Byron não ilude uma certa transgressividade da norma, e a sensualidade travestida dos seus versos conseguiu, à época, suscetibilizar as sensibilidades mais religiosas.

 

Concerto comentado por Paulo Ferreira de Castro

Folha de Sala

Descarregue [PDF] .pdf 676.1 kb

Concertos Comentados

Os concertos comentados de domingo de manhã, às 11 horas, apresentam uma programação pensada para as famílias e para todos aqueles que pretendem conhecer os segredos de uma partitura e as histórias que os compositores quiseram contar com a sua música.

Num ambiente informal, o público poderá descobrir O Carnaval dos Animais de Saint-Säens, os Carnavais para piano de Schumann, As Quatro Estações de Vivaldi (na versão de Dresden com instrumentos de sopro), a música de câmara de Joly Braga Santos, Côrte-Real e Fauré, música coral europeia dos séculos XIX e XX, bem como a estreia em Portugal de uma obra de Miguel Carvalho, escrita com recurso à Inteligência Artificial e, por último, uma viagem pelos sons imaginários e da natureza, através música para percussão de Philip Glass. – Cesário Costa

-

A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.

Idades

Maiores de 6 anos

Ficha Técnica

Meio-soprano Ana Ferro

Barítono André Baleiro

Piano José Brandão

Programa

Fernando Lopes-Graça (1906-1994) Doze Cantos  Sefardins

A la una nací yo  

Noches, noches   

A la nana

Arvolera, arvolera         

Arvoles yoran     

Cuando el rey Nimrod   

Si savías, gyoya mia      

Durmo la nochada         

Una noche yo me armí   

Morenica sos      

El s’asentó

12.Un cavritico

 

Maurice Ravel (1875-1937) Duas melodias hebraicas

   Kaddisch    

   L’enigme éternelle  O enigma eterno

 

Darius Milhaud (1892-1974) Dos Poemas judaicos, op.34

Chant de forgeron  Canto do ferreiro (anón.)

   Chant de nourrice   Canto da ama (anón.)

 

Maurice Ravel Dos Cantos populares

Chanson hébraïque  Canção hebraica                                                                                                           

 

Leonard Bernstein (1918-1990) das Árias e Barcarolas

Oif mayn Khas’neh No meu casamento (Yankev-Yitskhok Segal)

 

Robert Schumann (1810-1856)

    Mein Herz ist schwer op.25, nº15  A minha alma está pesada  (Lord Byron)

    An den Mond  op.95 nº2  À Lua  (Lord Byron)

 

Hugo Wolf  (1860-1903)

Sonne der Schlummerlosen  Sol dos que não dormem  (Lord Byron)

Keine gleicht von allen Schönen  Nenhuma das filhas de Vénus  (Lord Byron

Produção
CCB

Preços e Descontos

Nota: C/ lugares marcados

Descontos

Os DESCONTOS  aplicam-se em bilhetes com valor superior a 12€ referentes a espetáculo e outras atividades culturais de produção e coprodução CCB. No caso dos portadores do Cartão CCB, os descontos aplicam-se em bilhetes com valor superior a 8€.

50 % para pessoas com necessidades específicas e acompanhante
50 % para profissionais e estudantes da área dos espetáculos *
50 % para desempregados *
          * mediante apresentação do comprovativo à entrada

30% para titulares do Cartão CCB

20% para maiores de 65 anos / menores de 30 anos / estudantes / grupos + 20 pax

 

 

Apoios

Media

Sugerimos-lhe também

Definições de Cookies

O CCB pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.
Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.
Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.

Cookies Necessários Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Cookies Funcionais Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Cookies Publicitários Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.