Datas / horários
17 julho, 24 julho, 31 julho, 7 agosto, 14 agosto, 21 agosto e 28 agosto | 11:00 Jardim da Pedra
Lotação 25 pax
Mezze - 17 julho 2021
Sabe como se diz pão em árabe? Khubz! E não há refeição árabe sem pão na mesa. O pão não é apenas um acompanhamento, é praticamente uma colher. Por isso, neste showcooking, a equipa do Mezze vai mostrar como se faz pão sírio. E quem sabe, com sorte, os participantes até poderão prová-lo com um pouco de azeite e za’atar. À moda árabe, claro.
24 Julho - Patuá
Neste showcooking, a equipa do restaurante Patuá vai apresentar um dos pratos mais icónicos da gastronomia macaense, o Minchi.
Uma das características mais marcantes desta gastronomia é o facto de unir o Ocidente e o Oriente na mesa de uma forma singular, já que muitos dos seus pratos são fruto de adaptações de ingredientes e de receitas das gastronomias portuguesas, chinesas, malaias, goesas e africanas, gerando assim um receituário que se encontra muitas vezes entre o exótico e o familiar.
O Minchi, muitas vezes designado por «o bitoque macaense», é um exemplo, entre muitos outros, desta estranheza familiar.
É um prato simples com ingredientes comuns tais como arroz, batata frita, carne e ovo estrelado, mas que a sua forma de execução e o tempero levam-nos a viajar para o outro lado do globo.
É a receita por excelência das festas de aniversário dos mais pequenos e cada família tem a sua, criando um «debate de autenticidade» sem resposta conclusiva.
É um prato simples com ingredientes comuns tais como arroz, batata frita, carne e ovo estrelado, mas que a sua forma de execução e o tempero levam-nos a viajar para o outro lado do globo.
É a receita por excelência das festas de aniversário dos mais pequenos e cada família tem a sua, criando um «debate de autenticidade» sem resposta conclusiva.
31 julho - Casa de Angola
Paulo Soares, chef da Casa de Angola (espaço gastronómico e cultural a funcionar desde 1971), trará ao Jardim da Pedra do Centro Cultural de Belém sabores de Angola. O chef irá apresentar um prato típico angolano: calulu de peixe, que é acompanhado com funje de milho e feijão com óleo de palma. Uma oportunidade imperdível de ficar a conhecer de perto os sabores tradicionais de Angola.
7 agosto - Palad'Arte - Restaurante Peruano
No próximo dia 7 de agosto, o chef Luís Arotengo, sócio do restaurante Palad’Arte, natural da cidade de Lima, Perú, vai confecionar o prato mais representativo da gastronomia peruana – o ceviche misto, com corvina, camarão, polvo, lulas, batata doce e cloclos (milhos peruanos). No final da sessão, João Pinheiro, também sócio do Palad’Arte e um apaixonado pelo Perú, vai apresentar a todos os presentes uma das bebidas típicas do Perú, o Pisco sour.
14 agosto - A’ Paranza – Tasca Italiana
Sinta-se no Sul de Itália com o Ravioli di Sgombro alla Puttanesca, que será cozinhado no Jardim da Pedra pela equipa do A’ Paranza – Tasca Italiana.
A receita é fácil. Despertem os sentidos e acompanhem-nos nesta viagem de sabores pelo Mar Mediterrâneo e não se arrependerão.
Então, preparados? Mãos à massa com A’ Paranza.
21 agosto - A Tapadinha
Fique a conhecer o melhor das iguarias da gastronomia russa neste showcooking realizado pela equipa do restaurante A Tapadinha. Este restaurante, localizado em Alcântara, Lisboa, é especializado na cozinha típica russa. No Jardim da Pedra do Centro Cultural de Belém, poderemos desfrutar as surpresas que a gastronomia soviética tem para nos dar.
28 agosto - Cafeh Tehran
Neste showcooking vamos viajar até ao Norte do Irão com Pooneh Niakian, proprietária do restaurante Cafeh Tehran, na preparação de um dos pratos mais populares da região, o Mirza Ghasemi.
Esta iguaria de beringela é habitualmente preparada sobre fogo aberto ao ar livre. O sabor fumado da beringela, juntamente com a frescura das ervas aromáticas e o clássico pão Naan, fazem dela o prato ideal para um acampamento tradicional iraniano ou um dia de churrasco durante o verão.
Idades
Maiores de 6 anos