I am sitting in a room different from the one you are in now
João Fiadeiro
Datas / horários
21 e 22 junho de 2024 19:00
Na composição de Alvin Lucier, I am sitting in a room (1969), a sua voz que explica o mecanismo da obra é gravada analogicamente. Depois, esta gravação original é copiada para uma segunda versão. A segunda versão para uma terceira, a terceira para uma quarta e assim por diante. Este processo faz com que o ouvinte ouça o que parece ser uma cópia idêntica do mesmo texto, mas após a terceira ou quarta repetição torna-se claro que há uma pequena diferença de repetição para repetição, que lentamente transforma palavras em som e texto em música. Esta transformação lenta acontece porque, nas suas próprias palavras, «as frequências de ressonância da sala reforçam-se de modo que qualquer semelhança com o meu discurso, com exceção talvez do ritmo, seja destruída.» Continua dizendo que «o que vão ouvir são as frequências de ressonância naturais da sala, articuladas pelo discurso.» Este processo de lenta transformação do significado e da perceção está em perfeita sintonia com o interesse de João Fiadeiro pela relação entre repetição e diferença e pela forma como as expectativas iniciais são questionadas após uma observação atenta e cuidadosa. Esta obra inaugurou, de forma mais explícita, a influência da Composição em Tempo Real, uma ferramenta que Fiadeiro tinha começado a delinear pouco tempo antes da estreia desta peça.
Estreado em 1997 no Festival Nouvelle Danse em Montreal, Canadá.
O ciclo DAR CORPO integra o projeto INTROSPECTIVA, de João Fiadeiro, patente no MAC/CCB até 22 de setembro.
Ficha artística original:
Conceito e performance João Fiadeiro
Musica I am sitting in a room de Alvin Lucier
Desenho de luz original Pedro Machado a partir de uma ideia de João Garcia Miguel
Coprodução Centro Cultural de Belém, Kunstlerhaus Mousonturm
Produção Executiva RE.AL
Versão DAR CORPO:
Interpretação Jorgette Dumby
Adaptação de desenho de luz original Leticia Skrycky
Ciclo
A programação DAR CORPO acontecerá entre 21 de junho e 6 de julho, onde se poderá aceder, na Black Box e no Pequeno Auditório, a uma seleção de peças coreografadas por João Fiadeiro nos últimos 35 anos. A maioria dos trabalhos, de forma a fazer jus ao título «dar corpo» (no sentido de «passar o testemunho»), serão dançados por cinco jovens performers. No processo de transmissão, João Fiadeiro será acompanhado por Carolina Campos e Daniel Pizamiglio, artistas com quem colabora há 15 anos.
Do repertório de João Fiadeiro, de quase 35 anos, foram selecionados três solos [Self[ish]-Portait (1995), I am sitting in a room (1997) e I Am Here (2003)]; um (agora) trio [Ça Va Exploser (2020), criado em coautoria com Carolina Campos]; e duas peça de grupo [From afar it was an island (2018) e O que fazer daqui para trás (2015)].
Programação integrada no projeto INTROSPECTIVA, de João Fiadeiro, patente no MAC/CCB até 22 de setembro.
Folha de Sala
-
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Idades
Maiores de 6 anos
Preços e Descontos
Nota: S/lugares marcados
Descontos
Os DESCONTOS aplicam-se em bilhetes com valor superior a 12€ referentes a espetáculo e outras atividades culturais de produção e coprodução CCB. No caso dos portadores do Cartão CCB, os descontos aplicam-se em bilhetes com valor superior a 8€.
50 % para pessoas com necessidades específicas e acompanhante
50 % para profissionais e estudantes da área dos espetáculos *
50 % para desempregados *
* mediante apresentação do comprovativo à entrada
30% para titulares do Cartão CCB
20% para maiores de 65 anos / menores de 30 anos / estudantes / grupos + 20 pax
Sugerimos-lhe também