Dates / Schedules
17, 24 e 31 março 2020 | 18:00
Series
Quase tudo já foi dito e escrito sobre o extraordinário legado musical de Beethoven. A sua obra representa mais do que o produto de um compositor excecional que transcendeu o classicismo do século XVIII, conduzindo-a ao encontro de algo novo, o Romantismo: representa o Novo Tempo, a conceção da Arte dirigida à Humanidade, ao Homem pós-Revolução Francesa. Representa o espírito liberal da nova sociedade burguesa que emergia na Europa, o artista com Ideal, com princípios humanitários e pensamento próprio, que não hesitou em os projetar na sua música como afirmação ideológica.
Há algo na sua música que convoca o melhor que temos em nós, como se nos garantisse uma capacidade interior de nos suplantarmos e a certeza inequívoca no triunfo.
Alguém disse: «Estude Shakespeare e ele nos mostrará quem somos. Ouça Beethoven e ele nos mostrará quem poderíamos ser.»
Em três ciclos de conversas, com seis convidados, iremos conversar sobre a marca de Beethoven na transição do espectro cultural oitocentista, cumprindo-se ontem, como hoje, o papel indiscutível da arte como indutor das transformações sociais.
Ages
Maiores de 6 anos