Este evento já decorreu.

Mary Said What She Said
Robert Wilson/Isabelle Huppert

Texto de Darryl Pinckney
Música Ludovico Einaudi

CCB

© Lucie Jansch

Robert Wilson ©Lucie Jansch 2011

Isabelle Huppert ©Peter Lindbergh

O espetáculo será falado em francês, legendado em português.

 

Dezassete anos após se ter apresentado no nosso País pela última vez, Robert Wilson regressa a Portugal durante o próximo Festival de Almada: Mary said what she said, um monólogo escrito por Darryl Pinckney sobre a rainha Maria da Escócia, será protagonizado pela grande atriz francesa Isabelle Huppert. O espetáculo — que estreia a 22 de maio no Espace Cardin, em Paris, e é uma produção do Théâtre de la Ville — será apresentado no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, na sexta-feira, dia 12, e no sábado, dia 13 de julho, às 21h00. 

A programação integral do 36.º Festival de Almada, que decorre entre 4 e 18 de julho em 13 espaços de Almada e Lisboa, será apresentada no dia 14 de junho na Casa da Cerca, em Almada. As assinaturas de bilhetes para todos os espetáculos serão colocadas à venda durante o mês de abril nos locais habituais.

Mary said what she said
O sempre inventivo Robert Wilson oferece à grande Isabelle Huppert o trono da Rainha Maria da Escócia, a soberana que, por causa das suas paixões, perdeu a coroa.
Maria é uma mulher que combateu as forças da História para controlar o seu destino. Na véspera da sua execução, ainda luta: luta à procura de uma voz que lhe permita interpelar a justiça celeste. Escreve a História. Viveu a infância na Corte francesa. Em seguida a viuvez precoce põe termo à sua dança. Recorda. Tinha regressado à Escócia. A sua natureza era lutar contra a catividade. Queria um homem forte.
É o começo. Casa-se, tem um filho, e a matança começa. Nada é como dantes, a vida toma outro ritmo. Católicos, protestantes, Maria, Isabel, o Amor, a Morte. O seu destino era fugir, e é dessa forma que o seu reinado chega ao fim. Não tentou salvar-se. Tentou tornar-se perpétua. Na sua última manhã, Maria, a Rainha da Escócia, estava vestida de encarnado. - Darryl Pinckney


Robert Wilson / Isabelle Huppert
Mary Said What She Said
Texto de Darryl Pinckney

Encenação, cenografia, luz Robert Wilson
Interpretado por Isabelle Huppert

Música Ludovico Einaudi
Figurinos Jacques Reynaud

Encenador associado Charles Chemin
Colaboração na cenografia Annick Lavallée-Benny
Colaboração na iluminação Xavier Baron
Criação de figurinos Pascale Paume
Desenho de som Nick Sagar
Criação de maquiagem Sylvie Cailler
Tradução do inglês Fabrice Scott

Produção Théâtre de la Ville-Paris
Coprodução Wiener Festwochen, Teatro della Pergola, Internationaal Theater Amsterdam, Thalia Theater – Hamburgo
Em associação com EdM Productions

 

ParceriaCCB / Festival de Almada 




12 e 13 de julho 2019 | 21:00
M/12
Duração 90 min
Enviar a um Amigo