Concerto De'Cavalieri

CCB

Certamente já ouviu o famoso Adágio de Albinoni. Mas e outras obras deste compositor? Tomaso Albinoni foi um dos principais compositores barrocos da incrível cidade de Veneza. Famoso na sua época pelas suas óperas, nos dias de hoje é sobretudo conhecido pela sua inspiradíssima música instrumental. É por isso mesmo que o maestro italiano Marcello di Lisa decidiu convidar Ana Quintans, a soprano portuguesa com mais brilho nos palcos internacionais de música barroca, para dar corpo às árias de Albinoni, trazendo para o séc. XXI todo o fogo e toda a intensidade da música vocal deste compositor.

Contraste, virtuosismo e dramatismo é o que não falta à maior parte das árias que Ana Quintans e o agrupamento Concerto de’Cavalieri vão trazer ao CCB no dia 1 de Abril de 2017. “Nunca tinha trabalhado com o maestro Marcello di Lisa mas conhecia alguns dos músicos da orquestra. Quando fui convidada para o projeto em 2013 toda a parte laboriosa de pesquisa e escolha das árias estava já definida. A tessitura de algumas delas não é propriamente de soprano e os tempos idealizados pelo Marcello eram muitíssimo ambiciosos, pelo que tive de confiar e de me encaixar na sua conceção”, explica Ana Quintans. Das árias que vão ser apresentadas, a maioria são estreia em Portugal e pertencem a óperas que, no tempo de Albinoni, tiveram um enorme sucesso. Algumas destas árias têm linhas melódicas incríveis e uma vitalidade rítmica contagiante, constituindo um verdadeiro desafio no que toca à coloratura.” Efetivamente, Marcello di Lisa parece querer afirmar a imagem de marca de alguns grupos italianos, associada a andamentos vertiginosos e interpretações fulgurantes, que, muitas vezes, se justificam se pensarmos que na época a voz entrava por vezes em competição com o virtuosismo instrumental.

Será certamente um grande concerto para os amantes da voz, onde não faltarão os célebres 'adágios' de Tomaso Albinoni, com um conjunto de intérpretes notáveis, dos quais se destaca a nossa Ana Quintans.

Marcelo di Lisa direção musical
Ana Quintans soprano

Tomaso Albinoni Sinfonias, Concertos e Árias de Ópera


Produção | CCB






 


1 abril 2017 | 21:00

M/6
Enviar a um Amigo