Este evento já decorreu.

Literatura e Pensamento

Sessão 2: Ir para Marte

Ciclo Marte 2030

Ciclo Marte ©SpaceX

Ciclo Marte ©SpaceX

©SpaceX

Se não for possível a um ser humano viver em Marte, então poderemos nunca nos libertar do confinamento da Terra. Mas deixar a Terra e viajar até ao planeta vermelho comporta inúmeros desafios tecnológicos e fisiológicos, entre outros. O que é indispensável para a viagem? Que recursos serão necessários para viver? E como poderemos regressar a casa, ao planeta Terra?
No final da conversa haverá observações astronómicas com telescópios, sujeita às condições meteorológicas.

Oradores
Rui Agostinho (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
Pedro Fevereiro (Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier)
Moderação Teresa Firmino (Público)

Coordenação: João Retrê (IA) e Joana Lobo Antunes (ITQB NOVA)


Coprodução CCB/ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço


 Folha de Sala


Rui Agostinho
Rui Agostinho estuda o impacto do meio galáctico nas condições para a vida na Terra como, por exemplo, a variação da intensidade da radiação produzida pelas supernovas enquanto o Sol se move na galáxia. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Astronomia. É investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Pedro Fevereiro
Pedro Fevereiro é biólogo e dedica-se a usar e desenvolver ferramentas moleculares e celulares para a seleção de plantas em programas de melhoramento, na aplicação de biotecnologia para a investigação e indústria e na divulgação e promoção da cultura científica nessa área. É Presidente do Centro de Informação em Biotecnologia, foi Bastonário da Ordem dos Biólogos e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Viva. É Investigador e líder do laboratório de Biotecnologia de Células Vegetais no ITQB NOVA e Professor Auxiliar com Agregação (ITQB NOVA) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

  


 

17 novembro 2018 | 21:00

Sala Luís de Freitas Branco
M/6
Duração aprox. 2h
Enviar a um Amigo