Música de Câmara

Diemut Poppen / Pavel Gomziakov / Pallavi Mahidara

Be Or Not BE

Pallavi Mahidara - piano no ccb

Pallavi Mahidara

Pavel Gomziakov ©Felix Broede

Diemut Poppen

Hamlet

Nos anos 80 do século XIX, Hans von Bülow  consagrava a ideia de uma trindade sagrada na história da música. Bülow dizia «eu acredito em Bach, o pai, Beethoven, o filho e Brahms, o espírito santo da música». A verdade é que para muitos estes são os compositores incontornáveis da música ocidental, contudo a constatação não deixou de gerar polémica. Para Peter Cornelius, o terceiro B era Berlioz, já para Lopes-Graça esse terceiro B seria Béla Bartók. Neste concerto três músicos de craveira internacional decidiram brincar com o conceito e colocar a questão «B or not B?» E uma vez que frase é de insiração shakespereana o «não B», surge sob a inspiração de Shakespeare. Assim, partiremos de Bach, passamos por Beethoven, chegamos a Brahms e terminamos com um Romeu e Julieta revisitado por Prokofieff, representante dos comuns mortais compositores, excluídos dessa santíssima trindade da música, mas inspirado pelo espírito mais sagrado do teatro: William Shakespeare.

Diemut Poppen viola
Pavel Gomziakov violoncelo
Pallavi Mahidhara piano

Programa
J. S. Bach
Sonata n.º 3 BWV 1029 em Sol menor para viola, violoncelo e piano
L. V. Beethoven Sonata n.º 3 em Lá maior, op. 69, para violoncelo e piano
S. Prokofieff Seleção de peças do bailado Romeu e Julieta para viola e piano
J. Brahms Trio em Lá menor, op. 114, para viola, violoncelo e piano




Produção | CCB


 

For Goodness Sake - Ciclo William shakespeare

Revisitar Shakespeare é sempre um desafio, dada a proliferação de estudos universitários, encenações e adaptações que foram sendo feitas ao longo dos tempos pelos mais diversos discursos artísticos – do teatro ao cinema, do ensaio à literatura e à dança. Contudo, se a sua biografia ainda é terreno de polémicas, a sua obra continua a fascinar pelo que tem de avassalador na abordagem da natureza das paixões humanas e a suscitar releituras de criadores contemporâneos, que é o propósito deste ciclo.

 

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23 maio 2019 | 19:00

M/6
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