Este evento já decorreu.

Gaspar

Há Fado no Cais

Gaspar Varela © Luís Carvalhal - ha fado no cais no ccb

Gaspar Varela © Luís Carvalhal

Gaspar Varela © Luís Carvalhal

Gaspar Varela © Luís Carvalhal

Gaspar é bisneto de Celeste Rodrigues e quis desde muito pequeno aprender a tocar guitarra portuguesa para poder acompanhar a sua bisavó. Concretizou este sonho quando tinha sete anos de idade, na Gala da Rádio Amália, pela mão do seu Mestre, o guitarrista Paulo Parreira. Tem como principais referências Artur Paredes, Carlos Paredes e Jaime Santos. Para além de Paulo Parreira, Gaspar tem tido a sorte de ser acarinhado por vários músicos e fadistas, nomeadamente o guitarrista Pedro de Castro, que gentilmente o tem incentivado a tocar ocasionalmente na sua casa de fados, a Mesa de Frades, em Alfama.
Este é também o mais jovem guitarrista a apresentar um disco e um concerto em nome próprio no ciclo Há Fado no Cais. Com apenas 15 anos, Gaspar gravou alguns inéditos e um conjunto de temas da sua preferência que dedica naturalmente à sua bisavó, Celeste Rodrigues:

«Dedico este meu primeiro disco à memória da minha grande inspiradora, a minha Bisavó Celeste, a razão de eu me ter apaixonado por este instrumento e querer aprender a tocar. Acima do grande privilégio que foi poder acompanhá-la, tive o privilégio maior, o de a ter tão presente na minha vida. Sei que a música que tanto nos uniu será sempre um lugar de encontro, onde a sua memória nunca se dissipará.» Gaspar Varela




Coprodução | CCB | Egeac | Museu do Fado


24 novembro 2018 | 21:00

M/6
Enviar a um Amigo