Integrado no Ciclo De Zeus a Varoufakis

Syrinx ou o Encantamento Grego

DSCH - Schostakovich Ensemble

CCB

Angelica Cathariou

Emily Beynon

O DSCH – Schostakovich Ensemble apresenta a estreia de Syrinx ou o encantamento grego, um concerto cuja narrativa parte da figura de Syrinx, a ninfa pela qual o deus Pan se apaixonou e que, ao fugir dele, se transformou no caniço do qual Pan fez a sua famosa flauta, que depois tocou… Várias obras do concerto inspiram-se na antiguidade grega e na figura de Pan, outras refletem o “encantamento" de grandes compositores, como Ravel e Schostakovich, pela música popular grega. Para este concerto, o pianista Filipe Pinto-Ribeiro, fundador e diretor artístico do Schostakovich Ensemble, convoca a meio-soprano Angelica Cathariou, uma das vozes gregas de maior destaque na atualidade, a pianista luso-peruana Rosa Maria Barrantes e a flautista britânica Emily Beynon, referência mundial do seu instrumento e 1.ª Flauta Solo da Orquestra Real do Concertgebouw, de Amesterdão.

C. Debussy Syrinx, para flauta solo
C. Debussy Danseuses de Delphes, para piano solo (do Primeiro Livro de Prelúdios)
C. Debussy 3 Chansons de Bilitis, para mezzo-soprano e piano
1. La flûte de Pan / 2. La chevelure / 3. Le Tombeau des naïades
A. Caplet Viens! Une flûte invisible soupire, para mezzo-soprano, flauta e piano
M. Ravel 5 Melodias Populares Gregas
1. Chanson de la mariée / 2. Là-bas, vers l'église / 3. Quel galant m'est comparable / 4. Chanson des cueilleuses de lentisques / 5. Tout gai!
C. Debussy Prélude à l’après midi d’un faune, versão para flauta e piano
C. Debussy 3 Epígrafes Antigas, para piano a quatro mãos
1. Pour invoquer Pan, dieu du vent d'été / 2. Pour la danseuse aux crotales / 3. Pour remercier la pluie du matin (das 6 Epígrafes Antigas)
C. Saint-Saëns Une flûte invisible, para meio-soprano, flauta e piano
D. Schostakovich 4 Canções Gregas, para meio-soprano e piano
1.V Period! / 2. Penthosalis / 3. Zolongo (canção popular) / 4. Hellas

Filipe Pinto-Ribeiro piano e direção artística
Angelica Cathariou meio-soprano
Emily Beynon flauta
Rosa Maria Barrantes piano

Produção | CCB


Este concerto está integrado no ciclo DE ZEUS A VAROUFAKIS

A Grécia nos Destinos da Europa

Da Grécia Antiga à atualidade, este núcleo programático percorre algumas das ideias e valores que a cultura grega incutiu no solo cultural do ocidente, moldado e consolidado através das várias expressões artísticas que dão corpo e estruturam um modo de ser, ver, sentir e pensar.
Num momento em que a Europa, herdeira deste caldo multímodo e multicultural, parece esquecer-se dos fundamentos que lhe foram desenhando o rosto, é altura de acolhermos pela arte o modo diverso de sermos europeus, revisitando a Grécia do passado e a atual, deixando-nos interpelar pela força da imaginação e das várias expressões artísticas.




4 março 2018 | 17:00

M/6
Enviar a um Amigo