Este evento já decorreu.

Temporada Sinfónica

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Six Portraits of Pain

Filme Teresa Villaverde

Filme Teresa Villaverde

OML - Six Portraits of Pain ©Pedro Proença

Duas estreias, uma musical, outra cinematográfica. Desafiando a História e a tradição orquestral, António Pinho Vargas escreve pela primeira vez uma Sinfonia, a que dá o título «subjetiva». Por seu lado, a cineasta Teresa Villaverde inverte a habitual relação entre o filme e a «banda sonora», propondo uma criação cinematográfica realizada a partir de outra obra de António Pinho Vargas, Six Portraits of Pain (de 2005). A música nasce primeiro, o filme surge depois, como «banda cinematográfica» de uma partitura musical. Ao vivo, orquestra e cinema em criação.

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Pavel Gomziakov
violoncelo
Pedro Amaral
direção musical

Programa
A. P. Vargas
Sinfonia (subjetivaENCOMENDA CCB
A. P. Vargas Six Portraits of Pain  COM ESTA PEÇA SERÁ EXIBIDO, EM ESTREIA, UM FILME DE TERESA VILLAVERDE – UMA ENCOMENDA CCB



Coprodução | CCB | Metropolitana





Sete Rosas Mais Tarde - Ciclo Sobre a Solidão

O ciclo dedicado à temática da solidão, cujo título foi «roubado» a um poema de Paul Celan, intitulado Cristal, propõe uma reflexão sobre uma realidade integrante da condição humana e que muito recentemente foi considerada, por várias instituições e governos, epidemia. A reflexão, contudo, não se debruça sobre discursos clínicos, mas é antes mediada por objetos artísticos que partem desse solo que cada um sente como único para o transcender e, quer através da palavra ou da música, nos confrontar com as várias modulações que a arte soube construir a partir dessa experiência radical e universal.

 

Apoios

24 março 2019 | 17:00

M/6
Enviar a um Amigo