Literatura e Pensamento

Dia Mundial da Poesia

Tributo a Mário Cesariny

CCB

No Centro Cultural de Belém, comemora-se, no dia 25 de março, o Dia Mundial da Poesia. Os espaços vão ser vividos num ambiente de festa com muita poesia, para todas as idades. Neste dia terão lugar várias iniciativas: Feira do Livro de Poesia; posto de venda de edições e publicações da Imprensa Nacional-Casa da Moeda – INCM; Exposição Mário Cesariny; Diga lá um poema – espaço aberto para leituras de poesia em voz alta; programação para os mais novos com a entrega de prémio do concurso Faça lá um poema; concertos da Big Band Júnior e da Orquestra Sinfónica Juvenil, num tributo a Mário Cesariny.

Produção | CCB | Plano Nacional de Leitura


Desdobrável


  Orquestra Sinfónica Juvenil

Programa

DIGA LÁ UM POEMA
Sala Eugénio de Andrade
14:30 >>15:00
Leitura de Jorge Vaz de Carvalho, de 10 poemas selecionados a partir de cada um dos livros que serão editados pelo Público a partir de dia 21 de Março.
No final da sessão será oferecido ao público um CD com a gravação.
Leituras de Luís de Camões, Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, António Nobre, Mário de Sá Carneiro, Florbela Espanca, Marquesa de Alorna, Almeida Garrett,Antero de Quental e Cesário Verde.

15:00 >>18:00
As leituras de poesia em voz alta têm aqui o seu local privilegiado, organizado como um estúdio de gravação, em que o público é convidado a dizer os seus poemas favoritos ou de sua autoria.
As filmagens são posteriormente exibidas num ecrã junto à Sala de Leitura.

CASA PIA DE LISBOA EVOCA MÁRIO CESARINY
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
14:30 >>15:30
Alunos da Casa Pia de Lisboa leem a poesia de Mário Cesariny e executam peças de M. Ravel Pavane pour un Infante Défunte, G. Händel Sarabande, Suite XI, HWV 437, e J. S. Bach Jesu meine Freude,
BWV 227 sob a direção de Hugo Ribeiro.

ORQUESTRA DE CORDAS DA CASA PIA DE LISBOA
VIOLINOS I
MÓNICA RIBEIRO ⁄ CATARINA VAZ ⁄ JOEL MOREIRA
VIOLINOS II
MARCO MOURA ⁄ NAYMA SOARES ⁄ DANIEL SANTOS
VIOLAS
SAMUEL RIBEIRO ⁄ TÂNIA LOPES ⁄ SELMA LUÍS
VIOLONCELOS
TOMÁS ALVES ⁄ GONÇALO RABASQUEIRA

MÁRIO CESARINY
DE COR E SALTEADO
Centro de Reuniões
14:00 >>19:00
Em colaboração com a Fundação Cupertino de Miranda, detentora de um importante e representativo acervo de arte do surrealismo português, apresentamos mais de três dezenas de obras de arte da coleção de Mário Cesariny.

MARATONA DE LEITURA
MÁRIO CESARINY DITO POR DIFERENTES PERSONALIDADES
Sala Fernando Pessoa
15:00 >>18:00
COORDENAÇÃO JOSÉ FANHA E PEDRO LAMARES
COM
ANDRÉ GAGO ⁄ CATARINA SANTIAGO COSTA / ELISABETE CARAMELO ⁄ FERNANDO PINTO DO AMARAL ⁄ FILIPA LEAL ⁄ GILDA NUNES BARATA  ⁄ HELENA VASCONCELOS ⁄ JOSÉ ANJOS ⁄ MAFALDA VIANA / MARCELLO URGEGHE


CONCURSO FAÇA LÁ UM POEMA
ENTREGA DE PRÉMIOS | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
16:30 >>18:00
Cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do “Faça lá um Poema”, concurso de poesia dirigido a escolas do 1.º Ciclo ao Secundário. Partindo do universo burlesco-circense de Mário Cesariny, o poeta homenageado nesta edição do Dia Mundial da Poesia, encena-se a leitura dos poemas vencedores acompanhados por um pequeno saxofonista, uma cravista despenteada, uma violoncelista cantora, uma bailarina cabeça de cavalo e ainda dois superatletas especialistas em lançar poemas ao universo.

NUNO MOURA ⁄ TERESA COUTINHO
Leitura | Apresentação
MÚSICA JOANA BAGULHO cravo
JOANA GUERRA violoncelo e voz
NJAMY UOLO saxofone
LEONOR KEIL dança
DOUDA CORRERIA produção 
com o apoio da LEYA

CONVERSA SOBRE MÁRIO CESARINY
Sala Luís de Freitas Branco 
15:30 >>16:30
Conversar sobre Mário Cesariny é conversar sob ele: a partir das memórias que guardamos, dos poemas que lemos, dos quadros que vemos, das histórias que sabemos. Ele gostava muito de conversar e no centro da sua conversa estavam as três palavras que o inspiraram sempre: Liberdade, Poesia, Amor.
Nesta conversa, são os amigos que falam:João Soares, deputado, José Manuel dos Santos, escritor, Manuel Rosa, escultor e seu editor, Ilda David, pintora, e Elísio Summavielle, presidente do CCB.

BIG BAND JUNIOR
CONVIDA RITA MARIA
Pequeno Auditório
16:00 >>17:00
Neste concerto a voz tem um papel protagonista. Além do repertório habitual da Big Band Júnior (BBJ), a orquestra apresenta quatro novos temas, compostos por músicos portugueses e com letra
em português: um soneto de Fernando Pessoa com música de Rita Maria, um tema de Afonso Pais com letra de JP Simões, e duas encomendas, uma à jovem cantora Nazaré da Silva, que escreveu o poema para um tema de Carlos Bica, e outra ao cantautor Pedro Esteves, que escreveu a letra para uma composição de João Godinho.
A convidada especial da BBJ para este concerto é a cantora Rita Maria.Quando a ouvimos cantar, entendemos porque é atualmente uma das mais aclamadas e acarinhadas vozes do jazz nacional.

Entrada gratuita, mediante apresentação de bilhete.
Bilhetes disponivéis a partir das 14:00 do próprio dia na bilheteira CCB.(máximo de 4 bilhetes por pessoa)

ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL TRIBUTO A MÁRIO CESARINY
Grande Auditório
18:00 >>19:30
COM
JOÃO BARATA piano
ARMANDO POSSANTE barítono 
SANDRA MEDEIROS  soprano
DIREÇÃO MUSICAL DE CHRISTOPHER BOCHMANN
Cesariny estudou música e tocava piano.Neste concerto, ouve-se música de que ele gostava. A abertura de Tristão e Isolda, de Wagner, de que fala numa carta ao poeta Alberto Lacerda.O Concerto para Piano e Orquestra de Grieg, que acompanhava no piano de casa, enquanto o disco rodava no gira-discos. As valsas de Erik Satie,compositor próximo dos surrealistas,a quem dedicou um poema homenagem. E, em estreia mundial, uma composição de Cristopher Bockmann, feita a partir de versos de Cesariny.

Entrada gratuita, mediante apresentação de bilhete.
Bilhetes disponivéis a partir das 14:00 do próprio dia na bilheteira CCB.(máximo de 4 bilhetes por pessoa)

DEBATE POESIA LATINO-AMERICANA
Sala Almada Negreiros
15:00 >>17:30
Como vem sendo tradição nos últimos anos, a Casa da América Latina (CAL) junta-se ao CCB para celebrar a Festa da Poesia.No dia 25 de março, a CAL assinala esta efeméride com o encontro em Lisboa de alguns dos nomes mais expressivos da poesia portuguesa, espanhola e latino-americana. Para a ocasião, a CAL organiza uma sessão de leitura, pela voz dos seus autores: Carlos López Degregori, Olvido Garcia-Valdés, Nuno Júdice,Jaime Siles, Rosa Alice Branco ou Fernando Pinto do Amaral, entre outros, e convida algumas personalidades para lerem os seus poemas favoritos.

CASA DA AMÉRICA LATINA
CURTA-METRAGEM 16’
POEMA
COLAGEM
HOMENAGEM A MÁRIO CESARINY
Foyer Almada Negreiros
14:00 >>19:00
Uma vídeo-instalação que capta Cesariny em mais um registo único, um retrato maior de um poeta que Miguel Gonçalves Mendes deu a conhecer em Autografia.

DOCUMENTÁRIO 90’
AUTOGRAFIA
Sala Luís Freitas Branco
17:00 >>18:30
Um documentário intimista que retrata a vida, o percurso e a individualidade de Mário Cesariny para além do pintor e do poeta. O poema Autografia serve de mote e fio condutor é a partir dele que nascem as questões para as respostas que estabelecem o diálogo entre quem vê e quem é retratado.

REALIZAÇÃO DE MIGUEL GONÇALVES MENDES
OFICINA / FÁBRICA DAS ARTES
MAIORES 5 ANOS
HOMEM DO SACO
Foyer Sophia de Mello Breyner Andresen
14:30 >>18:30
O Homem do Saco, um ateliê de tipografia e edições limitadas com características muito particulares, traz ao Dia Mundial da Poesia uma oficina experimental de tipografia de caracteres móveis para crianças e famílias. Explorando duas áreas de impressão e uma área de colagem e acabamento, os participantes vão poder imaginar,conceber e criar folhetos ou cadernos de quatro folhas com composições inspiradas na Antologia do Cadáver Esquisito, reunida por Mário Cesariny.

OFICINA / GARAGEM SUL
5 AOS 11 ANOS
URBEM
EXQUIS Sala Maria Helena Vieira da Silva
Sala amadeo de Souza Cardoso
14:30 >>17:30
Nesta oficina iremos recuperar o método cadavre exquis, um processo de criação coletivo do movimento surrealista que subvertia o discurso literário convencional criando poemas inusitados, e que Mário Cesariny celebrou na sua obra Antologia do Cadáver Esquisito. Este método estendeu-se a jogos de expressão plástica que serão utilizados nesta oficina de arquitetura, onde os participantes irão criar uma cidade (urbem) pouco convencional.

MERCADO DA PRIMAVERA
Caminho Pedonal
14:00 >>19:00
No Dia Mundial da Poesia festejamos também a Primavera. Visite o mercado de flores e plantas onde damos a conhecer inúmeras espécies florais e decorativas, num quadro poético de cores e de cheiros, para deleite dos nossos sentidos.

FEIRA DO LIVRO DE POESIA
Receção Centro de Reuniões
14:00 >>19:00
Feira organizada pela Bertrand Livreiros, onde poderá encontrar as edições da obra do seu poeta preferido e as últimas novidades
do livro de poesia.

ESPAÇO | INCM
Corredor Sala Fernando Pessoa
14:00 >>19:00
No posto de venda da Imprensa Nacional – Casa da Moeda poderá encontrar o livro que falta
na sua biblioteca.



25 março 2017 | 14:00 às 19:00

No CCB
Entrada Livre
Enviar a um Amigo