Este evento já decorreu.

Belém Cinema

Filme LAWRENCE DA ARÁBIA Lawrence of Arabia

filme Lawrence Of Arábia - cinema no CCB

Lawrence Of Arábia

Lawrence Of Arábia

Lawrence Of Arábia

Aproveitando as capacidades técnicas do Grande Auditório do CCB e proporcionando ao público um retorno ou a descoberta de assistir a filmes em salas grandes, com ecrã gigante e uma qualidade superior de projeção, o CCB inicia o ciclo BELÉM CINEMA com um dos grandes clássicos da história da sétima arte: Lawrence da Arábia, de David Lean, celebrando também os 55 anos desde a sua estreia.


LAWRENCE DA ARÁBIA  Lawrence of Arabia
3h48 | 1962 | UK,USA

Realização David Lean
Elenco Peter O’Toole, Anthony Quinn, Omar Sharif, Alec Guinness,  Arthur Kennedy, Anthony Quayle, Jack Hawkins, Jose Ferrer

Estreia em Portugal 28 de Novembro de 1963

“Tal como o deserto, onde decorre a maior parte da acção,
este muito aguardado filme sobre o famoso aventureiro britânico,
é vasto, inspirador,  belo a cada mudança de tons,
impiedoso e árido de humanidade”
New York Times 1962

“Que arrojado e louco acto de génio foi fazer “Lawrence da Arábia”,
ou sequer pensar que pudesse ser feito
Roger Ebert

“[T.E. Lawrence] foi um dos maiores homens do nosso tempo.
Nunca haverá ninguém como ele.
O seu nome predurará na História e nos anais da guerra,
e viverá para sempre nas lendas da Arábia”.
Winston Churchill

Baseado no livro de memórias de guerra de T.E. Lawrence, Sete Pilares da Sabedoria, esta majestosa epopeia é considerada um dos filmes mais influentes da história do cinema e um dos dez melhores filmes de todos os tempos, continuando a integrar o topo das listas dos melhores filmes de sempre, 55 anos após a sua estreia.
Lawrence da Arábia é o relato épico das experiências verídicas de Thomas Edward Lawrence, um idealista e aventureiro oficial britânico, que ficou na história como um herói militar da I Guerra Mundial e um ator crucial da Revolta Árabe (1916-1918). O filme relata os principais episódios que fizeram a história e a lenda de Lawrence e da sua entrega à causa árabe - da conquista de Aqaba, ao rapto e tortura pelos turcos, o massacre de Tafas, a conquista de Damasco e o fim inglório da aventura de Lawrence com o fracasso da frágil aliança árabe.
Esta excêntrica e complexa personagem é interpretada pelo então desconhecido Peter O’Toole, que tem no seu primeiro papel um desempenho memorável e que é considerada a melhor prestação de todos os tempos pela Revista Première. O restante elenco, não menos extraordinário, conta com Anthony Quinn (Auda abu Tayi), Omar Sharif (Sherif Ali), Alec Guinness (Príncipe Faisal), Arthur Kennedy (Jackson Bentley), Anthony Quayle (Harry Brighton), Jack Hawkins (General Allenby) e Jose Ferrer (turco).
O seu estatuto de clássico do cinema é confirmado em 1991, quando Lawrence da Arábia é considerado um “filme de grande relevância cultural, histórica e estética”, pelo U. S. National Film Registry, e por isso digno de arquivo, restauro e preservação pela Biblioteca do Congresso, a mais importante instituição de arquivo norte-americana. Para assinalar o cinquentenário da estreia, foi feito um restauro digital do filme pela Sony Pictures Entertainment, usando-se as mais sofisticadas técnicas de restauro, para que se volte a mostrar esta deslumbrante aventura como deve ser vista e em alta definição.
É esta obra-prima incontornável e obrigatória da história do cinema – em Versão Digital Restaurada, com qualidade 4K - que a 21 de Janeiro, à tarde, abrirá a programação do BELÉM CINEMA no Grande Auditório do CCB.


Produção | CCB


Próximos filmes
18 março | O LEOPARDO Luchino Visconti (1963) – M/12
14 abril | OS DEZ MANDAMENTOS Cecil B. DeMille (1956) – M/06

PATROCINADOR PRINCIPAL

      

APOIOS

Folha de Sala

21 janeiro 2017 | 16:00

M/12
3h45 c/intervalo
Enviar a um Amigo