Seminário
«Os conflitos de género na arquitetura, no colonialismo e na habitação»
Datas / horários
13 janeiro de 2024 9:30 às 18:00 na Sala Fernando Pessoa
No âmbito de um estudo sobre o trabalho que as arquitetas portuguesas desenvolveram em África durante o período colonial, vamos promover um encontro sobre o reconhecimento da mulher na cultura arquitetónica. Convidámos Mary McLeod, professora de arquitetura na Universidade de Columbia, para debater a relação entre os estudos de género e a arquitetura.
O encontro conta ainda com apresentações sobre a história das arquitetas em Portugal; as dificuldades colocadas pela história oral e investigação em arquivos como metodologia de trabalho; as experiências em contextos não portugueses; e o contributo de algumas protagonistas. Será abordada a produção de habitação destas mulheres até ao fim da colonização considerando que encontraram em África oportunidades que lhes estavam vedadas no seu país de origem.
Este encontro é realizado no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o título «WomArchStruggle – Mulheres Arquitetas na antiga África Colonial Portuguesa: género e luta pelo reconhecimento profissional (1953-1985)» e desenvolvido no centro de Investigação Dinâmia’CET do ISCTE.
Curadoria de Ana Vaz Milheiro e Leonor Matos Silva.
Organizado por Dinâmia’CET-ISCTE.
Formulário para inscrição no seminário “Conflitos de género na arquitetura, no colonialismo e na habitação”
Entrada Livre - 13 janeiro 2024 das 9:30 às 18:00
Ficha Técnica
Imagem
Antonieta Jacinto no Bairro de Pescadores, Cacuaco, Angola, 1959 © Família Silva Dias.
Apoios
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
WomArchStruggle
Organizado por Dinamia'Cet ISCTE