Química a 2 – Casais da História
Camille Claudel e Auguste Rodin, Rui Sanches conversa com Luís Osório
Datas / horários
3 março de 2024 11:00
Nesta temporada continuamos o ciclo Química a 2, no qual o jornalista Luís Osório conversa com um convidado sobre a forma como alguns Casais da História marcaram a sua época e se influenciaram, complementaram ou mesmo antagonizaram mutuamente. Nas sessões de 2024 vamos conversar sobre casais que se destacaram na área do cinema, da política, da música, da escultura, da poesia e da história.
Moderação de Luís Osório
SESSÃO ACESSÍVEL
Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Próximas sessões
7 abril de 2024 – Sophia de Mello Breyner Andresen e Francisco Sousa Tavares por Guilherme D’Oliveira Martins
5 maio de 2024 – Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis por Cândida Pinto
2 junho de 2024 – Pedro e Inês, por Isabel Stilwell
Biografias
Luís Osório tem nove livros publicados e 51 anos. É cronista diário na TSF, escreve diariamente nas redes sociais para mais de 100 mil seguidores. Foi diretor de jornais e de uma estação de rádio. Ganhou prémios como criativo e autor de programas de televisão. É consultor político e empresarial. E pai de três filhos e de uma filha.
Rui Sanches (Lisboa, 1954)
Formação: Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, Goldsmiths’ College, Londres (BA 1980), Yale University, New Haven (MFA 1982) e Universidade do Algarve (Doutoramento 2017).
Em 1984 expôs pela primeira vez individualmente o seu trabalho na Galeria de Arte Moderna da SNBA e na Galeria Diferença, em Lisboa. Desde então realizou mais de quarenta exposições individuais de que se destacam a exposição retrospetiva no CAM da F. C. Gulbenkian (2001), MUSEUM no Museu Nacional de Arte Antiga (2008), Dentro do desenho, na Fundação Carmona e Costa (2014) e Espelho / Mirror, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional e no Museu Coleção Berardo (2019). Participou em dezenas de exposições colectivas, em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho está representado nas principais coleções públicas portuguesas e várias coleções internacionais.
Tem diversas obras em espaços públicos, nomeadamente na estação de metro Olaias, Lisboa, em Alcobendas, Espanha, a escultura Colunata na Assembleia da República e o monumento a Maria José Nogueira Pinto na Ribeira das Naus, Lisboa.
Foi professor de escultura, desenho e história da arte no Ar.Co e Professor Auxiliar Convidado na Universidade do Algarve. Conferencista e artista convidado em diversas instituições universitárias e museológicas, portuguesas e estrangeiras.
Em 2008 recebeu o Prémio AICA/Ministério da Cultura.
Preços e Descontos
Nota: S/ lugares marcados
Sugerimos-lhe também