Programa para Escolas
Ciclos. Os Arquitetos Que Nunca Deitaram Nada Fora
Datas / horários
De 29 de setembro 2022 a 12 de fevereiro 2023 Terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:00
Ilustração Joana Melo
Exposições
Oficina
Visita Guiada
Não existe isso de construir com lixo. Existem, porém, materiais de construção que podem ser recuperados de demolições ou da reutilização de algo. A exposição Ciclos. Os Arquitetos Que Nunca Deitaram Nada Fora, na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, apresenta propostas que passam do modelo linear para modelos circulares. Esta arte de projetar Ciclos reconhece a energia, a água, o trabalho humano e a pegada de carbono, originalmente presentes na produção dos materiais, como um caminho para a sustentabilidade.
— VISITAS GUIADAS
Escolas, Universidades e grupos de todos os níveis de ensino
Terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:00
Duração 1h
— OFICINAS PARA ESCOLAS
Segunda a sexta-feira, das 10:00 às 16:00
Duração 1h
Isto não é uma coisa | Pré-escolar
Ciclos com a Natureza | 1.º, 2.º e 3.º ciclos
Plantar a cidade | 1.º, 2.º e 3.º ciclos
Debates em Loop – CaixAmbiente | 3.º ciclo e ensino secundário
Cidades Circulares | 3.º ciclo e ensino secundário
VISITAS GUIADAS
(do pré-escolar ao ensino universitário)
Nada como a voz, e o diálogo, para compreender melhor os objetos fascinantes que povoam as exposições de arquitetura. Conduzidas por monitores que conhecem com detalhe os materiais expostos, as Visitas Guiadas acompanham os visitantes num percurso que permite tornar explícitos e acessíveis os conteúdos e ideias subjacentes às exposições.
Mediante marcação prévia, estas visitas podem ser realizadas à hora e dia mais conveniente para os grupos.
min: 10 e máx: 30 participantes
3€/participante (oferta entrada professores)
OFICINAS PARA ESCOLAS
Isto não é uma coisa (pré-escolar)
Uma casa, um prédio, uma parede, um chão. Uma pedra, um pedaço de madeira, tecidos, cortiça e areia. O que era uma casa transforma-se em brinquedo. Nem tudo é o que parece ser: nesta oficina-instalação vamos convidar os corpos a brincar com materiais que poderiam ser um pedaço de parede, uma janela ou restos de uma construção. Um encontro de corpos com texturas, densidades e pesos diversos. Encontrar uma coisa, ouvir o desejo dela, mover, transformar e criar mundos. Mergulhar por dentro da dança, do encontro, das paisagens com materiais fora do comum. Um convite para estar em movimento, num espaço cuidadosamente preparado em que cada pessoa se torna cocriadora da própria experiência.
Conceção e orientação: Baileia
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Ciclos com a Natureza (1.º, 2.º e 3.º ciclos)
Nesta oficina vamos descobrir de onde vêm os materiais, o que é a circularidade dos recursos e estimular o pensamento crítico, tendo como base a melhor professora: a Natureza. Recorrendo à criatividade, as crianças vão descobrir novas formas de cuidar dos espaços que as rodeiam com base nas necessidades, recursos e pessoas que as podem ajudar a cumprir os objetivos de casa ou da escola. No final serão verdadeiras especialistas na redução, reciclagem e reutilização, sempre inspiradas pelos ciclos da natureza.
Conceção e orientação: António Alexandre e Inês Guia
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Plantar a cidade (1.º, 2.º e 3.º ciclos)
Como imaginamos a cidade no futuro? Somos todos responsáveis pelo espaço público que partilhamos? Então, porque não pensá-lo coletivamente? A partir de um mapa de lugares que conhecemos e da recolha de objetos e memórias que fazem parte do nosso quotidiano comum, desafiamos-vos a pensar de que forma podemos plantar novas ideias para os espaços vazios da cidade, tornando-a mais sustentável, produtiva e solidária. Através do desenho e da construção do imaginário de cada indivíduo, iremos semear um campo experimental de possibilidades para a cidade de todas as pessoas. A mesa é o suporte e o espaço educacional de convívio e ação conjunta entre os participantes, e nela surgirá gradualmente um novo mapa pensado a várias mãos.
Conceção e orientação: Parto Atelier
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Debates em Loop – CaixAmbiente (3.º ciclo e ensino secundário)
Como utilizamos e descartamos os materiais? Que tipo de comportamentos devemos ter e promover? Não existe apenas uma resposta certa quando falamos de economia circular. Nesta oficina, vamos debater sobre o presente e o futuro. No final, a partilha e a compreensão sistémica e empática sobre estas questões serão a bússola para o debate e o encontro de consensos.
Nota: Esta atividade terá como base a utilização do kit pedagógico CaixAmbiente (hiperligação para site da Oikos)
Conceção e orientação: Circular Economy Portugal
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Cidades Circulares (3.º ciclo e ensino secundário)
Numa cidade será que é possível que o «lixo» de uma pessoa seja algo útil para outra? Claro que sim. Porque numa economia circular, o lixo é um erro de design. Ele foi criado por nós, não existe na natureza. Através de várias estratégias circulares, como a partilha ou a reutilização, vamos criar cidades parecidas com naves espaciais: autossustentáveis e sem desperdício.
Conceção e orientação: Circular Economy Portugal
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min: 15 e máx: 25 crianças
50€/turma
Opções de marcação
Através dos formulários ou ines.marques@ccb.pt
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