Datas / horários
16, 23 e 30 de março de 2021 18:00
6, 13, 20 e 27 de abril de 2021 18:00
4 de maio de 2021 18:00
Como é o caminho que os livros percorrem desde o momento em que saem das mãos de quem os escreve até às de quem deles se apropria? Por que transformações passam as palavras, formadas na mente e nos dedos de quem escreve, ao atravessarem distâncias inusitadas, até serem colhidas e absorvidas por quem lê? Que força, que paixão, que impulso unem o(a) escritor(a) aos leitores(as)? O que é que se perde e o que é que se ganha, nessa acidentada viagem?
Este jogo de cumplicidades que se cria (ou não) entre estranhos (quem escreve e quem lê) é um dos mistérios da civilização, no que ela tem de mais comunitário, gregário, intelectual. Para discutir e aprofundar esse périplo, Helena Vasconcelos conversa com dois escritores e duas escritoras, em quatro entrevistas, que poderão ser vistas online, na plataforma RTP Palco.
No final de cada entrevista, haverá uma sugestão de leitura, e uma semana depois, uma sessão também online, na plataforma Zoom, aberta ao público para quem desejar discutir, analisar e opinar.
Programa
16 de março - António Mega Ferreira
A criação, a sedução, a viagem, a imaginação, numa conversa com António Mega Ferreira. O seu saber enciclopédico, a sua infinita curiosidade e a sua inconfundível e entusiasta forma de comunicar, fazem dele o convidado ideal para estas conversas sobre a experiência da leitura e a sua profunda ligação com a existência.
Assista aqui#1 António Mega Ferreira
30 de março - Ana Margarida de Carvalho
Licenciada em Direito, jornalista, mãe de dois filhos, Ana Margarida de Carvalho surpreendeu o universo da literatura portuguesa em 2013, com o seu romance Que Importa a Fúria do Mar, seguido de mais dois, Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato, de 2016, e O Gesto que Fazemos para Proteger a Cabeça, de 2019, obras premiadas e sujeitas a grande escrutínio pela inovação na linguagem, pela escrita arrebatadora e pelo uso de imagens e metáforas surpreendentes. Helena Vasconcelos falará com a autora sobre a sua singularidade e inovação estilística e sobre os projetos para o futuro.
Assista aqui#2 Ana Margarida Carvalho
13 de abril - José Luís Peixoto
Nasceu no ano da Revolução – 1974 – e, a partir de Morreste-me (2000), um pequeno livro que transformou definitivamente o panorama literário português, não parou de escrever, de publicar, de ser traduzido em dezenas de línguas. José Luís Peixoto, autor de contos, livros infantis e de viagens, poeta e exímio prosador, levou para o mundo uma certa «portugalidade» que ele tornou universal. Um dos chamados «herdeiros de Saramago», foi o primeiro a ganhar o prémio com o nome do Nobel português. Helena Vasconcelos falará com o autor sobre o seu imaginário, o confinamento e os seus projetos para o futuro.
Assista aqui#3 Luís peixoto
27 de abril - Dulce Maria Cardoso
Começou a publicar em 2002 e o romance Campo de Sangue foi imediatamente elogiado pela sua singularidade e profundidade. Dulce Maria Cardoso, oriunda de Trás-os-Montes, cresceu em Luanda, Angola, e essa experiência deu origem a uma das mais importantes obras literárias sobre a descolonização, o romance O Retorno (2011). Daí até Eliete. A vida Normal, publicado em 2019, tem percorrido um caminho singular e notável. Helena Vasconcelos falará com a autora sobre a sua obra, as suas preocupações, o seu ativismo e sobre o que se segue no seu horizonte.
Assista aqui# 4 Dulce Maria Cardoso