Datas / horários
10, 17 e 24 de novembro de 2021 18:00 às 20:00
Online 3 sessões de 2 horas síncronas + 3 horas assíncronas
Formação
Quantos jogos e brincadeiras conseguimos criar a partir de uma caixa?
É amplamente reconhecida a importância do brincar no bem-estar das crianças. Enquanto brinca, a criança expressa as suas emoções, interesses e opiniões, desafia-se e explora-se a si e ao mundo que a rodeia. Então, o que as impede de brincar mais? Será que os recreios são apelativos e variados? Será que as crianças têm tempo e permissão para brincar livremente?
A propósito da exposição At Play: Arquitetura & Jogo na Garagem Sul, nesta formação iremos refletir sobre o potencial dos materiais soltos, sobre o papel do adulto na criação de espaço e de tempo para brincar de forma espontânea, partindo da experiência dos participantes. Serão abordados temas como a importância do brincar na saúde e bem-estar da criança, os tipos de brincadeira, como gerir brincadeiras e comportamentos desafiantes, como transformar os espaços através dos materiais soltos e a importância da escuta e valorização das opiniões das crianças na construção desses espaços. Os exercícios propostos passam pela observação sistemática de brincadeiras, pela avaliação dos espaços de recreio escolar, pela autorreflexão e pela discussão de casos particularmente desafiantes para os adultos.
Conceção e orientação 1, 2, 3 Macaquinho de Xinês
Ilustração © Marta Ramirez Cores/ Brincapé
1,2,3 Macaquinho do Xinês
A Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês é uma Associação sem Fins Lucrativos que tem por objeto a promoção e defesa dos artigos 31º e 12º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança que consagram o Direito a Brincar e o Direito à Participação, respetivamente. Como tal, a Associação trabalha em recreios de escolas e espaços públicos proporcionando espaço-tempo para o brincar livre. A prática dos brinconautas baseia-se nos princípios do playwork (Hughes, 2013).
Este projecto nasceu da cabeça da Ana Rita Fonseca, do Frederico Lopes e da Rita Frade em resposta ao concurso de ideias FAZ-Ideias de Origem Portuguesa (Fundação Calouste Gulbenkian e IES- Social Business School) em 2016. Em 5 anos de existência, desenvolvemos mais de cinco dezenas de actividades com diferentes objectivos (sensibilização, intervenção e transformação de espaços, formação, advocacia do brincar, etc…), com vários parceiros, tendo chegado directamente a mais de 2500 pessoas (adultos e crianças). Desde 2018 integramos o movimento Brincapé – Consórcio do Brincar, em parceria com a Associação de Promoção para a Segurança Infantil e outras organizações, financiado pelo Programa BIP-ZIP (Câmara Municipal de Lisboa), e com ação nas freguesias de Santa Maria Maior, Alcântara, Ajuda, São Vicente e Penha de França.
https://123macaquinhodoxines.wordpress.com/
Destinado a
Educadores de Infância
Professores do Ensino Básico
Técnicos AEC
Técnicos CAF
Inscrições
Até 25 pessoas
Contactos
garagemsul@ccb.pt
213 612 614/5