Datas / horários
4 fevereiro de 2022 10:00 às 17:00
Tendo nascido o Laboratório de Ópera Portuguesa da necessidade sentida de aproximar o grande público de uma parte importante da sua herança histórica comum, neste caso, a produção dramática musical feita em Portugal no decurso do tempo, considerou-se, desde o primeiro momento, essencial a criação simultânea de um fórum de discussão e apresentação de novos estudos relacionados e complementares a cada título trabalhado.
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De acordo com a recente Orientação da Direção-Geral da Saúde, para acesso a eventos culturais é exigida, a partir dos 12 anos, a apresentação de um dos seguintes documentos:
- Certificado Digital COVID-19 (vacinação testagem ou recuperação), válido;
- Teste laboratorial (PCR) realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação, com resultado negativo;
- Teste rápido de antigénio (TRAg), verificado por entidade certificada e realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação, com resultado negativo;
- Não são aceites autotestes.
- É obrigatório o uso de máscara
Laboratório de Ópera Portuguesa
A criação de um laboratório de ópera portuguesa especialmente vocacionado para a recuperação de obras escritas por compositores portugueses ou residentes em Portugal é um sonho antigo que começa agora a ganhar contornos concretos.
Efetivamente, há muito que sentíamos a necessidade da criação de uma estrutura que potencializasse a apresentação de obras oriundas da produção dramática que tantos investigadores têm retirado, ao longo dos anos, das profundezas dos inúmeros arquivos e bibliotecas nacionais e estrangeiras, com o objetivo máximo de aproximar o grande público da produção dramática musical que encheu os palácios, casas senhoriais e teatros do nosso país ao longo dos séculos.
Para além de um trabalho de recuperação historicamente informada, o Laboratório de Ópera Portuguesa prossegue um outro e incontornável objetivo: considerando que o género operático não é apenas um género musical, mas, acima de tudo, um género teatral, pretendemos assumir a estrutura como um fórum de desenvolvimento de um trabalho profundo, no âmbito do qual as exigências técnicas vocais de cada obra não se sobreponham à dramaticidade do discurso global, permitindo às novas gerações de cantores desenvolver aptidões dramáticas ainda hoje relativamente subdesenvolvidas. – Jenny Silvestre
Folha de Sala
Ficha Técnica
Oradores
Luísa Cymbron (CESEM/FCSH)
Maricarmen Gomez (Universidade de Autónoma de Barcelona)
José Camões (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Esperança Cardeira (Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa)
Nuno Raimundo (CESEM/FCSH)
Edward Abreu (CESEM/FCSH)
Luísa Gomes (CESEM/FCSH)
Manuel Morais (Escola de Música no Conservatório Nacional/Universidade de Évora)
Jenny Silvestre (Academia Portuguesa de Artes Musicais/Laboratório de Ópera Portuguesa do CCB)
Programa
9h30 – Receção dos oradores e público assistente
10h – Início dos trabalhos
Moderadora Luísa Cymbron
Oradores
Edward Ayres de Abreu (CESEM/FCSH)
Nuno Raimundo (CESEM/FCSH)
Manuel Morais (Escola de Música do Conservatório Nacional/Universidade de Évora)
11h15 – Pausa para café
11h30 – Recomeço dos trabalhos
Moderador Manuel Pedro Ferreira
Oradores
José Camões (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Esperança Cardeira (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Maricarmen Gómez (Universidade de Autónoma de Barcelona)
13h – Pausa para almoço
14h30 – Recomeço dos trabalhos
Moderador José Camões
Oradores
Luísa Cymbron (CESEM/FCSH)
Luísa Gomes (CESEM/FCSH)
Jenny Silvestre (Academia Portuguesa de Artes Musicais/ Laboratório de Ópera Portuguesa do CCB)
16h – Mesa redonda e conclusões
Preços e Descontos
Nota: O link de acesso ao colóquio (via plataforma zoom), será enviado na véspera do evento.
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