Datas / horários
Domingo, 15 setembro de 2024 14:30
No âmbito da apresentação do espetáculo Depois do silêncio, de Christiane Jatahy, que se relaciona com o filme semidocumental de Eduardo Coutinho sobre a vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962, é exibido Cabra marcado para morrer, que em 2015 ficou em primeiro lugar na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema como um dos 100 melhores filmes brasileiros de sempre. O filme será apresentado por Ruy Filho, crítico de teatro e investigador da Universidade de Lisboa.
Sinopse:
Em 1962, o líder da liga camponesa de sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários.
Um filme sobre a sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato, uma produção do CPC da Une e do movimento de cultura popular de Pernambuco, e realização de Eduardo Coutinho. As filmagens, com a participação de camponeses do engenho Galiléia (PE) e da viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, são interrompidas pelo golpe militar em 1964.
Dezassete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido, como o camponês João Virgílio, também atuante em ligas.
O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmara os sentidos das suas experiências. João Virgílio conta a tortura e a prisão que sofreu neste período.
Enquanto Elizabeth, que havia mudado de nome e vivia refugiada numa pequena cidade da Bahia com apenas um dos seus dez filhos, emerge da clandestinidade e reassume a sua identidade. Ela também fala da sua prisão, do reencontro com os filhos, antes dispersos por várias cidades do brasil e da tentativa de reconstituir as suas vidas.
-
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Idades
A classificar pela CCE
Sugerimos-lhe também