Datas / horários
20 de novembro de 2018 19:00
Este atelier de arquitectura sediado em Tóquio foi fundado em 1992 pelo casal Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kajima. A sua prática inclui investigação, desenho de edifícios e projectos artísticos. A sua pesquisa centra-se nas condições urbanas da micro-arquitectura e da arquitectura efémera, e as suas abordagens inovadoras são guiadas por desafios de construção em espaços pequenos, irregulares e efémeros da malha urbana e suburbana.
Distância Crítica 2018
Começando por documentar a realidade urbana de Tóquio, o Atelier Bow-Wow editou várias publicações na forma de guias, que fazem uma introdução ao leitor sobre a natureza ad hoc da paisagem urbana. São autores do conceito «Pet Architecture», que envolveu um estudo documental de edifícios muito pequenos que preenchem os interstícios da cidade, adaptados e recriados pelos seus habitantes.
O Atelier Bow-Wow é esta constante pesquisa e as suas várias manifestações: tanto nos edifícios, nas publicações, ou nos «espaços públicos micro» feitos pela dupla, tentando recriar alguns dos comportamentos e encontros que acontecem na cidade e transportando-os em instalações dentro de galerias. Na maneira como projecta, este atelier cria situações mais do que objectos, deixando que o processo proporcione encontros inusitados e dando espaço aos utilizadores para se adaptarem e se apropriarem do lugar.
Conversa com Paulo Martins Barata
Arquitecto, professor, crítico, e curador em diversas universidades e instituições internacionais. Sócio do atelier Promontório. Foi membro da Direcção da Ordem dos Arquitectos (2005-2010). Foi membro do ECP (European Cultural Parliament), entre 2003 e 2015.
coprodução
CCB/Garagem Sul e Trienal de Arquitectura de Lisboa
contactos
garagemsul@ccb.pt
213 612 614/5
Assista à gravação da conferência
Preços e Descontos
Nota: Sem lugares marcados
Descontos
5€
Estudantes
Desempregados
Maiores de 65 anos
Cartão Amigo CCB
Patronos Trienal de Arquitectura de Lisboa