António Carrilho, Catherine Strynckx e Jenny Silvestre
Concertos Nómadas: Das farsas e folias do mundo
Datas / horários
25 fevereiro de 2022 19:00
Música
Música de Câmara
«Yo no soi nada de prosas,
ni salmos folias y bailes; e otras cosas saltaderas son las mias.»
In Templo de Apolo (1526), Gil Vicente
Esta brevíssima e certeira descrição que Gil Vicente faz do povo lusitano permite-nos a aproximação ao universo imaginário das folias, género musical caracterizado por uma ambiência alegre e ritmada, utilizado pelo grande impulsionador do teatro ibérico como mais um instrumento de medição do pulso da sociedade portuguesa quinhentista.
A alegria esfuziante que se atribui à execução das folias potencia a sua associação ao modelo dramático da farsa, de matriz temática igualmente popular, caracterizada pela materialização de caricaturas ou críticas sociais.
A popularidade de tais modelos garantiu-lhes longevidade, perdurando muito para além da vida do genial Gil Vicente, numa Europa de muitas latitudes e em coexistência saudável com a literatura musical de matriz mais expressiva e profunda.
Das farsas e folias do mundo propõe-se percorrer um pouco desta herança cultural comum, centrando-se na exuberância do barroco, sem excluir a contemporaneidade, com a apresentação, em estreia absoluta, da sugestiva Pastoral d’Hiver, de Eurico Carrapatoso. – Jenny Silvestre
Concertos Nómadas
Como Cidade Aberta, o CCB possui toda uma série de espaços que vão muito mais além dos seus auditórios: salas de reuniões totalmente transformáveis, salas de ensaio, salas próprias para exposições, camarins, átrios, garagens, jardins, terraços e até espaços técnicos (por detrás do habitualmente visível) que se querem vivos e visitados. Neste sentido, o CCB decidiu criar uma temporada de concertos mais informais, que levem a música e através dela o público e os artistas a habitar, viver e desfrutar de cada um destes espaços.
Idades
Maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Flautas António Carrilho
Violoncelo Catherine Strynckx
Cravo Jenny Silvestre
Tarquimio Merula (1595-1665)
Canzonetta Spirituale sopra alla nanna*
Ciaccona sopra la cetera amorosa
Andrea Falconieri (1594-1656) Folias echa para mi Señora Doña Tarolilla de Carallenos *
Biagio Marini (1589-1663) Sonata sopra la Monica
Jacques Morel (1700-1749) Chaconne en trio
Eurico Carrapatoso (1962) Pastorale d’Hiver (estreia absoluta
I. Io sento un gaudio nuovo
II. E tutta renovata io so en fervore
Johann Heinrich Schmelzer (c. 1620-1680) Sonata Quarta
Arcangelo Corelli (1653-1713) La Folia
*Arranjos de António Carrilho
Preços e Descontos
Nota: S/descontos e S/ lugares marcados
Sugerimos-lhe também