Toy Ensemble
Concertos Nómadas: Trilogia das Barcas de Gil Vicente
Datas / horários
4 março de 2022 19:00
Música
Música de Câmara
Na perspectiva que propomos, os autos que compõem a Trilogia das Barcas de Gil Vicente são espectáculos musico-teatrais desenhados em formato de câmara, encomendados para a edição de 2018 dos Dias da Música em Belém, no Centro Cultural de Belém. Nas suas três obras distintas – Auto do Inferno, Auto do Purgatório e Auto da Glória – dois actores e cinco músicos partilham entre si tudo o que é apresentado no palco, saindo por vezes da sua própria esfera, trocando de papéis e funções.
A música não ocupa apenas o espaço de comentário entre cenas, ou de ressonância de algum momento particular. Pretende acompanhar verdadeiramente toda a cena, mantendo-se insistentemente por detrás das vozes faladas, alargando a expressão ao canto individual ou em coro, ou substituindo enfaticamente a caracterização expressiva de algumas personagens.
Para o novo formato que agora desenhamos, mais do que criar um espectáculo único a partir destes três autos de Gil Vicente, articulamos algumas cenas principais, de modo a recriar mais sinteticamente o ambiente e o espírito de cada um dos autos originais, procurando manter a linha caracterizadora que tinha sido adoptada aquando da criação anterior.
Desta forma, foram retomadas algumas ideias condutoras: o carácter polifacetado, ágil e contrastante, que transparece da generalidade das cenas do Auto da Barca do Inferno; um exercício sobre a passagem do tempo – tempo de espera, de paciência, de esperança – interiorizado e emocionalmente intenso, que lemos no Auto da Barca do Purgatório; e a construção hierarquizada e progressiva, qual cerimonial da corte e da catedral, que marca todo o Auto da Barca da Glória.
A visão global, incarnada por tantas figuras tão magistralmente caracterizadas por Gil Vicente, expressa-se agora num largo espectro, que vai desde o ambiente escuro do inferno e da condenação, aos lampejos das harmonias da glória, que viajaram do Auto do Purgatório. – Fernando C. Lapa
O autor escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico
Concertos Nómadas » Raquel Cravino e Cristiano Holtz » Diana Botelho Vieira
Concertos Nómadas
Como Cidade Aberta, o CCB possui toda uma série de espaços que vão muito mais além dos seus auditórios: salas de reuniões totalmente transformáveis, salas de ensaio, salas próprias para exposições, camarins, átrios, garagens, jardins, terraços e até espaços técnicos (por detrás do habitualmente visível) que se querem vivos e visitados. Neste sentido, o CCB decidiu criar uma temporada de concertos mais informais, que levem a música e através dela o público e os artistas a habitar, viver e desfrutar de cada um destes espaços.
Folha de Sala
Idades
Maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Compositor Fernando Lapa
Atrizes Ângela Marques, Filomena Gigante
Toy Ensemble
Clarinete e clarinete baixo Tiago Bento
Violoncelo Jed Barahal
Piano Christina Margotto
Viola e violino David Lloyd
Voz e percussão Magna Ferreira
Autos das Barcas de Gil Vicente
Inferno
Diabos
Onzeneiro
Joane
Sapateiro
Frade
Brísida Vaz
Enforcado
Purgatório
Prólogo
Lavrador
Pastor
Pastora
Taful
Glória
Prólogo
Duque
Rei
Arcebispo
Cardeal
Final
Preços e Descontos
Nota: S/ lugares marcados e S/ descontos