A menina do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Carla Galvão, Filipe Raposo e Beatriz Bagulho, a partir da música de Bernardo Sassetti
Datas / horários
5 e 6 novembro, 2020 (marcação por email) 11:00
7 novembro, 2020 11:30
Música
«Quem procura uma relação justa com a pedra, com a árvore, com o rio, é necessariamente levado pelo espírito de verdade que o anima a procurar uma relação justa com o homem.»
Sophia de Mello Breyner Andresen
A atriz Carla Galvão, o pianista e compositor Filipe Raposo e a ilustradora Beatriz Bagulho transportam para o palco a história A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, a partir da música de Bernardo Sassetti:
«Contar esta história como quem entra numa casa que é muito importante para nós, tentando fixar na nossa memória visual e sonora a sua arquitetura. Contar esta história como quem faz uma tentativa de conservar a beleza profunda das coisas. Sabendo, ainda assim, que elas se desfazem como as ondas do mar ou as dunas. Contar esta história como quem fixa na música as palavras e nas palavras a música, de modo a que se edifique a “casa branca em frente ao mar enorme, com o teu jardim de areia e flores marinhas”.» – Carla Galvão e Filipe Raposo
Programa inserido no Ciclo No Fundo Portugal é Mar
Nada escapa ao mar em Portugal. Da geologia ao clima, do passado ao futuro, dos sonhos aos medos, o mar é afinal o quê? Ele é o fundo, os peixes, a vida, as ondas, os vulcões, a solidão e o espaço imenso. Ele é também o covil de abjeções inconfessáveis e de maravilhas ondulantes; de mistérios e abusos, descobertas e ganâncias, e de todos os possíveis para além dos impossíveis. Ele é o mais frágil, imenso e desconhecido para o comum dos mortais. Nada em Portugal escapa ao mar. Distantes mas fascinados pelo mar, desejosos e ressentidos dele ao mesmo tempo, agora vamos passar a tê-lo em nós de outro modo, mais vasto e mais exigente.
Esta programação fala-nos disso. Dessa mudança e das exigências que ela faz a uma cidadania culta e ativa para o mar. Esta programação é um convite ao mar, lançado aos públicos de todas as infâncias que queiram mergulhar nestas propostas artísticas, mas também científicas e ambientais. Um convite por onde se gere entusiasmo e curiosidade, cultura marítima de agora e do futuro, e um novo empenho ativo e emotivo sobre o mar maior que irá ser.
Esta programação gira em torno da reposição da exposição No Fundo Portugal É Mar. Com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), captadas pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade, e por uma equipa de mergulhadores, deslocamo-nos entre a revelação dos fundos marinhos, o imenso absurdo do lixo plástico que o mar nos devolve. Os sentidos desta exposição desdobram-se para o encontro do Mar com as Artes (teatro, música, histórias e ilustração), com múltiplos formatos: espetáculos, oficinas, palestras, visitas guiadas e formações. Estas propostas acordam-nos para a beleza e o amor, para a vida da terra e o mar na cidade dos homens, na sua história, nas forças políticas que se afrontam. O futuro é uma escolha que está para ser feita, tal como um rumo, um horizonte, uma nave largada no mar.
O Ciclo No Fundo Portugal é Mar resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o Centro Cultural de Belém (CCB/Fábrica das Artes).
Marcações dias úteis
fabricadasartes@ccb.pt
Idades
M/6 anos
Ficha Técnica
Criação e interpretação
Carla Galvão
Direção
Paula Diogo
Música Bernardo
Sassetti e Filipe Raposo
Figurinos e espaço cénico
Marta Carreiras
Desenho de som
Nelson Carvalho
Assistência de produção na criação
Mafalda Rôla
Agradecimentos
Teatro Meridional, Teatro do Vestido, PQSport – Paulo Quintino Fernandes
Criação, transcrição musical e interpretação
Filipe Raposo
Ilustração e animação
Beatriz Bagulho
Produção multimédia
Miguel Osório / Valise d’Images
Desenho de luz
Wilma Moutinho
Produção
Violeta Mandillo
Com a colaboração artística de
Ana Pêgo e Renato Linhares
Uma encomenda
CCB/Fábrica das Artes
Preços e Descontos
Nota: Devido às condicionantes da presente pandemia, as sessões presenciais poderão ser alteradas para sessões online.
Apoios
Apoio
Parceria