Datas / horários
15 dezembro de 2022 19:00
Entrada Livre, mediante levantamento de bilhete a partir de 2 horas antes do início do espetáculo, até ao limite de lotação da sala, na bilheteira CCB.
Música
Orquestra
O cantor paraguaio Ricardo Flecha chega pela primeira vez a Portugal para apresentar o espetáculo A guarania floresce em Lisboa, no âmbito do reconhecimento da Guarania como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A guarania é um género musical paraguaio que se caracteriza por ser sentimental, lento e com melodias e harmonias elaboradas. Este espetáculo pretende recriar os passos do criador da guarania, o compositor José Asunción Flores, por lugares emblemáticos da América Latina e do mundo, onde a sua obra ganhou especial inspiração e recebeu a influência de outras correntes musicais.
Ricardo Flecha é, na atualidade, um dos maiores referentes deste género musical e, através deste espetáculo, procura visibilizar o idioma guaraní e a Guarania como dois traços identitários da cultura viva do Paraguai. O cantor paraguaio desenvolve o seu trabalho artístico a nível profissional desde 1980, foi integrante do quinteto vocal Juglares e também do grupo Ñamandu.
O seu trabalho consiste em resgatar temas tradicionais da música paraguaia, às vezes inclusive de extração puramente camponesa ou experimentar com outras formas musicais, desde o jazz à fusão.
Como solista, dentro do movimento da Nova Canção Latino-americana, realizou trabalhos de resgate e divulgação de obras de grandes maestros da música tradicional paraguaia, como José Asunción Flores; Emiliano R. Fernández, um dos poetas populares e mais importantes em língua guaraní; Agustín Barboza, destacado cantautor, escolhido por Flores para interpretar as suas guaranias, entre outros.
Através das suas interpretações, popularizou a obra de importantes poetas e compositores paraguaios, como Teodoro S. Mongelós, Elvio Romero,Félix de Guarania e Augusto Roa Bastos (Prémio Cervantes 1989).
Entre os seus principais trabalhos discográficos destacam-se: El canto de los karai, álbum solista de Ricardo Flecha, com destacados artistas internacionais.
-
Oscar Fadlala (pianista) começou seus estudos de trompete aos dez anos, mas de seguida adota o piano como instrumento harmônico e passa a tocá-lo empiricamente. Em 1982 iniciou seus estudos de harmonia com o pianista Carlos Schvatzman.
Em 1983 começou a realizar apresentações com grupos tais como Asunción Vocal Ensamble, Ñamandú, Perfiles, Síntesis. Participou também em programas televisivos tais como Camino al éxito, Marque el 13, Nos vemos en casa, Menchi, Rojo Fama contrafama e muitos outros.
Em 1991 adquiriu seu próprio estúdio de gravação. Arranjador, Produtor, Compositor de todo tipo de música, jingles e música de cinema.
Para além de acompanhar neste espetáculo a Ricardo Flecha, acompanha também vários interpretes nacionais e internacionais como Teresa Parodi, Jairo, José Luís Rodriguez, Eladia Blazquez, Galo García, Grupo Vocal Dos, Cecilia Henriquez, Rolando Chaparro, entre outros.
É membro e dirige bandas para o cantautor Hugo Ferreira, Lizza Bogado, Oscar Gómez, Contrapunto, Sembrador, Marco De Brix, Agustín Barboza, Los Ojeda, Andrea Valobra, José Mongelós, Diana e Yverá Barboza, Voces de Asunción, Alberto de Luque.
-
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Idades
Maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Imagem Oscar Fadlala / Ricardo Flecha © DR.