Este evento já decorreu.

Tropário para uma Pastora de Ovelhas Mansas

Ciclo para coro, piano e acordeão sobre fragmentos das Memórias da Irmã Lúcia

No ano do Centenário das Aparições de Fátima o Tropário para uma Pastora de Ovelhas Mansas apresenta o trabalho de seis compositores desafiados a pensar Fátima com um olhar musical.

O projeto artístico visou constituir um ciclo de música coral, convidando seis compositores a trabalhar sobre cada um dos seis tropos. A partir de um argumento próprio, cada um dos seis tropos reúne fragmentos das memórias escritas da Irmã Lúcia. Em cada fragmento textual nada é acrescentado, mas, com frequência, o texto conhece a supressão de alguns constituintes frásicos, com o intuito de tornar a narrativa mais direta, concentrando-a no que se identificou como essencial para a expressão musical.

O trabalho composicional desenvolveu-se para Coro, Piano e Acordeão. A formação Coro-Piano e Coro-Acordeão alternam até ao último tropo, que junta ao Coro os dois instrumentos. Este diálogo tímbrico entre as duas formações evoca também a pluralidade de universos culturais implicados na narrativa de Fátima. O projeto composicional apresenta, também, uma particular relação com a materialidade arquitetónica da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Officium Ensemble
Ana Telles
 piano

Octávio Martins acordeão

Pedro Teixeira direção

Programa

Tropo I Memória | Coro e acordeão  João Madureira
Tropo II O Anjo | Coro e piano Alfredo Teixeira
Tropo III A Senhora | Coro e acordeão Sérgio Azevedo
Tropo IV Francisco | Coro e piano Nuno Côrte-Real
Tropo V Jacinta | Coro e acordeão Rui Paulo Teixeira
Tropo VI Adeus | Coro, piano e acordeão Carlos Marecos


Coprodução | CCB | Santuário de Fátima


18 março 2017 | 21:00
Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1
M/6
Enviar a um Amigo