Datas / horários
13 maio de 2023 16:00 marcação prévia
Participação gratuita mediante aquisição do bilhete de entrada no museu Máximo de 25 participantes
Museu
Visita Guiada
Esta visita guiada temática, orientada por Sofia Nunes, propõe entender o construtivismo russo e a sua participação na Revolução de Outubro de 1917.
Se a revolução bolchevique de 1917 instituiu um novo mundo, derrubando o regime monárquico czarista, as formas de vida que lhe reconhecemos não ocorreram à margem da produção artística. Pelo contrário, artistas como El Lissitsky, Liubov Popova, Alexandr Vesnin, Gustav Klucis ou Aleksandr Rodchenko, foram verdadeiros produtores dessa mesma revolução. Na sua inesgotável e extraordinária capacidade de invenção, dotaram a nova sociedade de um conjunto de formas, objetos, ações e projetos, cujas linguagens construtivistas não só romperam com os modelos tradicionais de representação, como procuravam simultaneamente integrar-se na realidade vivencial moderna e ampliar as suas possibilidades. Revisitar este momento das vanguardas artísticas russas, que foi definitivamente interrompido em 1932, com a implementação da doutrina do realismo socialista, é o propósito desta visita. A partir do núcleo construtivista russo da Coleção Berardo, o único existente no tecido museológico nacional, vamos analisar o caráter inovador deste movimento artístico, compreender as suas diferentes fases e principais protagonistas, bem como a sua intrínseca ligação ao contexto revolucionário.
Sofia Nunes, crítica de arte e doutoranda em História e Teoria da Arte na FCSH/Universidade Nova de Lisboa (cotutela Université Paris 1 – Sorbonne).
Conceção e orientação Sofia Nunes
Marcações
☎️ Marcações por telefone (213 612 800), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
💻 Marcações pelo e-mail servico.educativo.museu@ccb.pt
Inscrições até às 13:00 da sexta-feira anterior às atividades
Idades
Para adultos
Ficha Técnica
Imagem : El Lissitzky (Lazar Markovitch Lissitzky), «Kestnermappe Proun, Rob. Levnis and Chapman GmbH Hannover», 1923 (c) Coleção Berardo