
São horas de já | Catarina Rôlo Salgueiro e Vasco Batista
Espetáculo portátil + Café filosófico por videoconferência
Datas / horários
Adiado Novas datas a anunciar
Filosofia
Literatura
Performance
Face à situação atual de suspensão de atividades ao vivo, este espetáculo foi adiado.
Se já comprou bilhete para este espetáculo, por favor contacte a Fábrica das Artes através do e-mail fabricadasartes@ccb.pt ou do número de telefone 213 612 899 (de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 18:00).
Muito obrigado pela compreensão.
Rápido, já são horas.
És tu, ou são os chapéus que trazes?
Podes entrar, mas cuidado com os pratos e as taças a voar.
Vem sentar-te à mesa – temos bolos, chá e discussão:
Quem é
o tempo?
Quem és tu?
Porque é que
uma flor é
uma flor?
Será que sabes
a solução?
Não vais poder parar. Muda de lugar.
Bebe o prato, põe manteiga no relógio e trinca o chá.
Vem preparado.
CAFÉS FILOSÓFICOS (PÓS-ESPETÁCULO) COM MAGDA COSTA CARVALHO (POR VIDEOCONFERÊNCIA)
As horas, os minutos e os segundos são senhores pequeninos (quase invisíveis!) que vestem fato, gravata e andam de maleta na mão. Serpenteiam apressados entre os nossos passos e não nos deixam esquecer das coisas sérias a fazer.
Quem desarruma estes senhores sisudos? Quem lhes pega pelos sapatos e desalinha os colarinhos? Se tirarmos os números e os ponteiros aos relógios, com que tempo ficamos? Vamos pensar.
Programa inserido no Ciclo Festa de Desaniversário
7 a 11 setembro, 2020 / 20 a 23 janeiro, 2021 / 3 fevereiro a 16 julho, 2021
Festa de Desaniversário toma os clássicos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para cruzar a criação artística para Toda as Infâncias com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…
O ciclo Festa de Desaniversário parte do espetáculo Paradoxos de Alice, do Teatro do Silêncio, para retomarmos e aprofundarmos as relações com a criação artística e a filosofia com crianças, desdobrando a temática para três campos que integram esta programação:
— Novos criadores das Infâncias abre a programação a jovens artistas para que pensem connosco e procurem por si os caminhos de continuidade e mudança do trabalho de programação para todas as infâncias que temos vindo a fazer. Convocámos ainda a cumplicidade de um criador artístico que connosco tenha já cruzado a sua experiência e reflexão nas áreas da criação, da mediação e intervenção artística, cultural e educativa, para apoiar os percursos de Novos Criadores das Infâncias. Nesta temporada será Maria Gil a acompanhar 13 jovens artistas das áreas do teatro, música, vídeo, cenografia, figurinos, ilustração/animação e videojogos nos seus caminhos pela criação que se apresenta no CCB no decorrer do primeiro semestre de 2021, tomando forma de uma instalação e quatro espetáculos portáteis acompanhados por um filósofo que dinamizará, em consequência da sua fruição, uma sessão de pensamento.
— Do Outro Lado do Espelho é a nova rúbrica de programação digital que, decorrendo do universo criativo de Festa de Desaniversário, desdobra-se para um videojogo, um podcast/audiolivro, vídeos making of, entrevistas em vídeo e transmissões ao vivo.
— Encontros-formação é um programa de formação nos campos da filosofia com crianças e literatura e ilustração, em regime online (síncrono e assíncrono) ou presencial, para artistas, educadores, professores, mediadores culturais, alunos de escolas superiores de educação, artes e filosofia, que reúne uma equipa de diferentes geografias.
Arte e filosofia criam, neste contexto programático laboratorial, uma aliança cúmplice para potenciar a experiência artística e a experiência do pensar como simbiótica, conferindo força educativa a si mesma, em todas as idades.
Marcações - Dias úteis
213 612 899 | fabricadasartes@ccb.pt
Idades
M/6 anos
1º, 2º e 3º Ciclos, Ensino Secundário
Ficha Técnica
Conceção e interpretação
Catarina Rôlo Salgueiro e Vasco Batista
Figurinos e conceção plástica
Alice Albergaria Borges, Beatriz Bagulho e Madalena Castro
Música original
Cuca Monga
Vídeos e diretos
António Mendes e João Estrada
Acompanhamento à criação
Maria Gil
Café filosófico
Magda Costa Carvalho
Preços e Descontos
Apoios
Parceria
