
Datas / horários
22 fevereiro de 2023 19:00
Música
Música de Câmara
O Quarteto Vintage tem sido aclamado e distinguido não só pela excelência técnica e musical, mas também pela capacidade criativa e inovadora dos seus projetos. São exemplos disso as várias estreias mundiais e obras dedicadas ao grupo: Ostinando de Bruno Ribeiro; Fado a Quatro e Tributo a Zeca de Vítor de Faria; Polyglot de Mike Curtis; a adaptação para quarteto de clarinetes, marimba e vibrafone da peça de Luís Tinoco Short Cuts; a ópera Serrana-Fragmentos de Vítor de Faria; a primeira versão para quarteto de clarinetes e solista do Quinteto «Stadler», K. 581 em Lá Maior de Mozart; e a primeira versão para quarteto de clarinetes e eletrónica de New York Counterpoint de Steve Reich.
Mantendo ao longo dos anos uma atividade intensa e dinâmica, o quarteto gravou os discos Art Vintage e Clair de Lune, apresentando‐se nas mais importantes salas e festivais do país, bem como no Japão, Canadá, Itália, Espanha, Bélgica e Suíça.
No ano em que celebrou 15 anos, o Quarteto Vintage estreou a primeira obra portuguesa para Quarteto de clarinetes e Banda Sinfónica – Drone Variations de Carlos Azevedo –, encomenda da Banda Sinfónica Portuguesa.
Em 2022, estreou mundialmente a primeira peça escrita para Quarteto e clarinetes e orquestra – A bênção como espada, a espada como bênção! – da compositora Ana Seara, encomenda da Orquestra Clássica do Centro.
Depois de mais de 20 anos de atividade, o Quarteto Vintage continua a convidar o ouvinte para viagens musicais únicas, através de sonoridades ímpares e inspiradoras.
Idades
Maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Clarinete em Si bemol e Mibemol Iva Barbosa
Clarinete em Si bemol João Moreira
Clarinete em Si bemol e cor de basset José Eduardo Gomes
Clarinete baixo Ricardo Alves
Programa
Joseph Horovitz (1926-2022) Variações sobre um tema de Paganini
Johann Sebastian Bach (1685-1750) / Nuno Peixoto de Pinho (n. 1980) (Re)Invention (Estreia mundial)
Steve Reich (n. 1936) (arr. Vítor de Faria) New York Counterpoint
Claude Debussy (1862-1918) (arr. V. Donatelli) Clair de Lune
Jean Françaix (1912-1997) Petit Quatuor
I. Gaguenardise
II. Cantilène
III. Sérénade Comique
Giacomo Puccini (1858-1924) (arr. Vítor de Faria) Quando me’n vo (La Bohème)
Vítor de Faria (n. 1978) Tributo a Zeca