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8 janeiro de 2023 17:00

Música

Orquestra

A Sinfonia n.º 7 de Anton Bruckner, dedicada a Luís II da Baviera, foi escrita em 1881 e revista em 1885. A estreia deu-se em Leipzig, em 1884, sob a direção de Arthur Nikish (maestro que esteve no Teatro Nacional de São Carlos em maio de 1901 com a Filarmónica de Berlim) e valeu a Bruckner o maior sucesso da sua vida.

Esta popularidade talvez se deva ao extraordinário arrobo lírico que se desprende da obra logo desde os primeiros compassos, quando, por entre trémulos nas cordas, se ergue um inesquecível tema de lirismo avassalador lançado pelos violoncelos. Bruckner declarou tê-lo ouvido em sonhos. A obra estrutura-se em quatro andamentos. O segundo, um monumental  Adagio, foi poderosamente utilizado por Luchino Visconti em cenas do filme Senso. Bruckner começou a escrevê-lo tendo em mente a morte de Richard Wagner, então muito doente. Neste andamento são usadas, pela primeira vez numa sinfonia, as tubas wagnerianas.

O Finale não é tão imponente como o de outras grandes sinfonias do compositor. Houve mesmo quem o comparasse ao final de uma sinfonia de Haydn.

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Natural de Roma, Antonio Pirolli licenciou-se em piano, composição, música coral e direção de orquestra na Academia de Santa Cecília. De 1995 a 2001 foi diretor musical no Teatro de Ópera de Ancara, ocupando, de 2001 a 2005, o mesmo cargo na Ópera Estatal de Istambul. É atualmente maestro titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

 

Criada em 1993, a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) é um dos corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos e tem vindo a desenvolver uma atividade sinfónica própria, incluindo uma programação regular de concertos, participações em festivais de música nacionais e internacionais. A OSP tem-se apresentado sob a direção de notáveis maestros, como Rafael Frühbeck de Burgos, Alain Lombard, Nello Santi, Alberto Zedda, Harry Christophers, George Pehlivanian, Michel Plasson, Krzysztof Penderecki, Djansug Kakhidze, Milán Horvat, Jeffrey Tate e Iuri Ahronovitch, entre outros.

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A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.


 

Folha de Sala

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Idades

Maiores de 6 anos

Ficha Técnica

Direção musical Antonio Pirolli

Orquestra Sinfónica Portuguesa

Anton Bruckner (1824-1896) Sinfonia n.º 7 em Mi Maior WAB 107

Coprodução
Centro Cultural de Belém, OPART/Teatro Nacional de São Carlos

Preços e Descontos

Nota: C/ lugares marcados

Descontos

Os DESCONTOS  só são válidos em espetáculos de Produção e/ou coprodução CCB e para bilhetes com preço superior a 12€, à exceção dos portadores do cartão CCB, o desconto é aplicado em valores superiores a 8€.

50% para desempregados, contra apresentação de comprovativo do IEFP (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
50 % para pessoas com necessidades específicas e acompanhante
30% para menores de 30 anos
30% para Cartão CCB (individual, Sénior, Jovem e Família)
25% para clientes da CP, após averiguação dos Bilhetes CP (para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
20% para grupos de mais 20 pessoas
20% para maiores de 65
10% para titulares do cartão FNAC (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório)
5€ para profissionais e estudantes da área do espetáculo em espetáculos de Produção CCB, adquiridos na nossa bilheteira CCB e tem um número limitado de bilhetes

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Desconto no valor total da compra

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