O Mar É a Nossa Terra
A construção sensível da linha de costa
Datas / horários
11 de março de 2020 a 17 de janeiro 2021 Inauguração a 10 de março, às 19:00
Terça a domingo 10:00 às 18:00
ATUALIZAÇÃO Exposição encerrada no dia 10 de janeiro
Exposições
O oceano Atlântico é um espaço amplo e complexo que determina grande parte das nossas vidas. Em terra, uma linha de costa não é uma linha, é um eterno fluxo. Esta exposição cartografa e apresenta as contradições que existem entre a terra e o mar, sob a perspetiva da arquitetura, do ordenamento do território e da construção da paisagem. Esta matéria, tão sensível e relevante para a sociedade, tem sido objeto de atenção de um conjunto de arquitetos que têm desafiado os limites convencionais da disciplina. Tendo como ponto de partida as contradições físicas e a cultura popular da praia da Figueira da Foz, a exposição percorre um conjunto de experiências de pensamento, desenho e configuração das linhas de costa e da sua relação com a densa imensidão do oceano. O mar é um lugar: em vez de considerar a água como limite ou espaço de confronto, o mar pode e deve ser um parceiro na construção da terra.
Curadores André Tavares e Miguel Figueira
—
Recensões da exposição:
Pedro Baía, «Do bacalhau à sardinha, do surf à arquitectura» in Público, 4 novembro 2020
Susana Ventura, «Inhabiting the Shore: lessons from the past to rethink a possible future» in Werk Bauen Wohnen, 9 Outubro 2020 (em inglês)
O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Tiago Casanova
O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Tiago Casanova
O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Tiago Casanova
O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Tiago Casanova
O mar é nossa terra @ Garagem Sul
Equipa de curadoria
A exposição tem a curadoria dos arquitetos Miguel Figueira, autor de obras como as intervenções no espaço urbano e o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, e André Tavares, programador da Garagem Sul / Centro Cultural de Belém e investigador no Lab2PT da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. Resulta de um trabalho coletivo que contou também com a participação do arquiteto Pedro Maurício Borges e dos designers change is good (José Albergaria & Rik Bas Backer), dos arquitetos Marta Labastida, Ivo Poças Martins e Pedro Bandeira, assim como do surfista Eurico Gonçalves e da produtora Carla Cardoso. Além das várias instituições parceiras, colaboraram na preparação da exposição Aitor Ochoa Argany, Daniel Duarte Pereira e Diego Inglez de Souza no âmbito do grupo de investigação Fishing Architecture do Lab2PT, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.
Contactos
garagemsul@ccb.pt
213 612 614/5
Preços e Descontos
Descontos
50% estudantes
50% membros da Ordem dos Arquitetos
50% maiores de 65 anos
ENTRADA LIVRE
Cartão CCB
Menores de 18 anos
Desempregados