Datas / horários
25 de setembro a 5 de dezembro, 2020 Terça a domingo | 10:00 às 13:00 / 14:30 às 17:30 (visitas guiadas para escolas por marcação para fabricadasartes@ccb.pt ou 213 612 899)
Encerrada nos dias 20 a 30 de Outubro
Exposições
Instalação
Visita Guiada
No Fundo Portugal é Mar | Graça Castanheira
Instalação vídeo de Graça Castanheira, criada com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Os vídeos utilizados na instalação foram captados por mergulhadores e pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade.
Muito embora seja popular a expressão «ponta do icebergue» para indiretamente referir a parte que não é visível, o certo é que sabemos pouco sobre as realidades submergidas do território. O que esta instalação se propõe fazer é imergir, viver abaixo da linha de água durante o tempo em que é percorrida por quem a visita.
Um movimento exploratório por território marítimo português.
Plasticus maritimus | Mostra de Ana Pêgo inserida na exposição
Dentro da exposição, em duas vitrinas, é apresentada uma minúscula amostra do trabalho de Ana Pêgo, bióloga marinha, de recolha de objetos de plástico (em especial brinquedos) nas praias portuguesas ao longo de anos. Ana Pêgo realizou um exaustivo trabalho de identificação e catalogação da origem destes exemplares da espécie Plasticus maritimus desde 2015.
Visita virtual
No fundo Portugal é Mar está agora também disponível em versão virtual. Visite a instalação a partir do conforto da sua casa.
Acesso à visita virtualPrograma inserido no Ciclo No Fundo Portugal é Mar
Nada escapa ao mar em Portugal. Da geologia ao clima, do passado ao futuro, dos sonhos aos medos, o mar é afinal o quê? Ele é o fundo, os peixes, a vida, as ondas, os vulcões, a solidão e o espaço imenso. Ele é também o covil de abjeções inconfessáveis e de maravilhas ondulantes; de mistérios e abusos, descobertas e ganâncias, e de todos os possíveis para além dos impossíveis. Ele é o mais frágil, imenso e desconhecido para o comum dos mortais. Nada em Portugal escapa ao mar. Distantes mas fascinados pelo mar, desejosos e ressentidos dele ao mesmo tempo, agora vamos passar a tê-lo em nós de outro modo, mais vasto e mais exigente.
Esta programação fala-nos disso. Dessa mudança e das exigências que ela faz a uma cidadania culta e ativa para o mar. Esta programação é um convite ao mar, lançado aos públicos de todas as infâncias que queiram mergulhar nestas propostas artísticas, mas também científicas e ambientais. Um convite por onde se gere entusiasmo e curiosidade, cultura marítima de agora e do futuro, e um novo empenho ativo e emotivo sobre o mar maior que irá ser.
Esta programação gira em torno da reposição da exposição No Fundo Portugal É Mar. Com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), captadas pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade, e por uma equipa de mergulhadores, deslocamo-nos entre a revelação dos fundos marinhos, o imenso absurdo do lixo plástico que o mar nos devolve. Os sentidos desta exposição desdobram-se para o encontro do Mar com as Artes (teatro, música, histórias e ilustração), com múltiplos formatos: espetáculos, oficinas, palestras, visitas guiadas e formações. Estas propostas acordam-nos para a beleza e o amor, para a vida da terra e o mar na cidade dos homens, na sua história, nas forças políticas que se afrontam. O futuro é uma escolha que está para ser feita, tal como um rumo, um horizonte, uma nave largada no mar.
O Ciclo No Fundo Portugal é Mar resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o Centro Cultural de Belém (CCB/Fábrica das Artes).
Programa da exposição
Idades
Para todos
Ficha Técnica
Exposição
Curadoria Madalena Wallenstein
Conceção artística, seleção e edição de vídeos Graça Castanheira
Grafismo Paulo Fernandes
Vídeos exposição Cristina Fernandez / Diego Canales / Instituto Geológico y Minero de España (IGME) e EMEPC – Campanha Explosea 2 / ISR-IST / Equipa de pilotos ROV EMEPC (Francisco Mattioli / Gustavo Neves / João Encarnação / Maira Borgonha / Nuno Sá)
Textos Andreia Afonso / António Calado / Graça Castanheira / Inês Tojeira / Luísa Pinto Ribeiro / Madalena Wallenstein / Mariana Neves / Mónica Albuquerque / Nuno Paixão / Patrícia Conceição / Pedro Madureira
Legendas Andreia Afonso / Estibaliz Berecibar / Filipe Henriques / Graça Castanheira / Inês Tojeira / Mónica Albuquerque / Nuno Paixão / Nuno Vasco Rodrigues / Rúben Fortuna / Rui Esteves Da Silva / Vera Menino / Vítor Ferreira
Fotografias Ana Castanheira / Ana Pêgo / Arturo Boyra / Athila Bertoncini / Cláudio Sampaio / Javier Souto / Luís Quinta / Margarida Botelho / Mónica Albuquerque / Nuno Vasco Rodrigues / Rúben Fortuna / Rui Esteves da Silva / Vera Menino / Vítor Ferreira
Produção Helena Maia / Manuel Moreira
Montagem Álvaro Lemos / António Besteiro / Carlos Alves / José Nascimento / Nuno Gamboa / Pedro Freire / Sérgio Caeiro
Audiovisuais Paulo Cacheiro
Revisão dos textos João Moço
Produção Gráfica Sandra Salgueiro
Equipa EMEPC
Responsável Isabel Botelho Leal
Adjuntos da Responsável Nuno Paixão / Pedro Madureira
Equipa técnica Ana Fortunato / Andreia Afonso / António Calado / Bruno Ramos / Catarina Medeiros / Cláudia Carrasqueira / Cristina Roque / Frederico Dias / Gonçalo Viegas / Inês Tojeira / Isabel Dourado / Luísa Pinto Ribeiro / Mariana Neves / Maria Simões / Miguel Souto / Mónica Albuquerque / Patrícia Conceição / Raquel Costa / Teresa Rafael
Secretariado Diniz Santos / Margarida Nascimento / Sandra Pestana
Preços e Descontos
Apoios
Apoio
Parceria