
Marlene Monteiro Freitas
Guintche
HOTSPOT: Solos Internacionais de Dança
Datas / horários
25 junho de 2022 21:00
26 junho de 2022 19:00
Dança
Guintche é uma peça histórica no percurso de Marlene Monteiro Freitas. Depois de várias obras num contexto de enorme criatividade e precariedade, tudo o que estava para trás se condensou finalmente em Guinche, tal como tudo o que veio depois repousa igualmente em Guinche, nome crioulo de um pássaro, mas igualmente designação de prostituta, um solo selvagem que leva a intérprete à exaustão. África omnipresente nas percussões intermináveis e no movimento repetitivo nos limites do corpo. O excesso constante da expressão do rosto convoca em nós um espanto e uma estranheza que nos une a um corpo fundador e matricial, mas nunca domesticado, sempre urgente.
As ancas de Marlene não descansam, os seus olhos também não. Como diz Marlene Monteiro Freitas, é um ato de presente, do momento, no traço, na performance, isso tudo é Guintche, um nome também dado a alguém que vive apenas o presente sem estar agarrado a um passado ou preocupado com um futuro. E esse momento é o momento da obra face ao público, um fractal, uma enorme e generosa dádiva que nos une à intérprete, nessa e nas obras seguintes. Muito do que hoje identificamos como o mundo da coreógrafa está presente em Guintche e, por isso, faz todo o sentido que Marlene o tenha remontado, desta vez com a natural contribuição de Cookie, o seu colaborador musical de mais de uma década. – Rui Horta
HOTSPOT: Solos Internacionais de Dança
Jefta van Dinther e Marlene Monteiro Freitas não são principiantes, mas é na constante reinvenção das suas linguagens que residem as suas maiores virtudes. Dois ícones da dança contemporânea atual, o seu trabalho não poderia ser mais diferente entre si (e no entanto tão estranhamente ligado). Nesta edição do ciclo HOTSPOT, navegamos entre coreógrafos da mesma geração e que têm influenciado de uma forma marcante a paisagem da dança internacional na última década. Corpos autênticos, ambos nos levam por mantras repetitivos em diálogo com uma matriz terrena, arcaica e fundadora. – Rui Horta
Folha de Sala
Idades
Maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Coreografia e interpretação Marlene Monteiro Freitas
Música Henri «Cookie» Lesguiller e Simon Lacouture (baterias), Johannes Krieger (trompete) a partir de Rotcha Scribida de Amândio Cabral, Otomo Yoshihide (excerto de solo de guitarra), Anatol Waschke (estilhaços)
Som Tiago Cerqueira
Luz Yannick Fouassier
Espaço Yannick Fouassier e Marlene Monteiro Freitas
Figurinos Marlene Monteiro Freitas
Produção P.OR.K – Soraia Gonçalves, Joana Costa Santos (Lisboa, Portugal)
Distribuição Key Performance (Estocolmo, Suécia)
Coprodução ZDB-Negócio (Lisboa, Portugal)
Residências artísticas O Espaço do Tempo (Motemor-o-Novo, Portugal), Alkantara Festival (Lisboa, Portugal)
Com o apoio de Re.Al (Lisboa, Portugal), Forum Dança (Lisboa, Portugal), Bomba Suicida (Lisboa, Portugal)
Agradecimentos Avelino Chantre, Pedro Lacerda, João Francisco Figueira, Anatol Waschke
Descontos
Os descontos só são válidos em espetáculos de Produção e/ou coprodução CCB e para bilhetes com preço superior a 12€, à exceção dos portadores do cartão CCB, o desconto é aplicado em valores superiores a 8€.
30% Desconto Cartão CCB (individual, Senior, Jovem e Familia)
20% para menores de 25 anos e maiores de 65 (em toda a sala exceto 1ª plateia)
10% para titulares do cartão FNAC (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório)
25% para clientes da CP, após averiguação dos Bilhetes CP (para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
50% para desempregados, contra apresentação de comprovativo do IEFP (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
30% para bilhetes de última hora, meia hora antes do ínicio do espetáculo na bilheteira do CCB
5€ para profissionais/estudantes da área do espetáculo (este desconto só se aplica no Grande e Pequeno Auditório (no 2º balcão e laterais respetivamente) em espetáculos de Produção CCB, adquiridos na nossa bilheteira CCB e tem um número limitado de bilhetes/10% capacidade da sala no GA e 5% capacidade da sala no PA)