
Datas / horários
27 novembro de 2021 | 19:00 na Sala de Leitura Entrada livre sujeita à capacidade da sala
Fernando Lopes-Graça (1906-1994) é o compositor português do século XX que mais contribuiu, com obras de qualidade musical indiscutível, para alargar o panorama da música para canto e piano da sua época. Grande parte dessa obra, no entanto, permanece desconhecida.
Desde 1928 até 1982 o seu catálogo regista obras vocais originais baseadas em grande poesia de todas as épocas e obras sobre cantos populares que abrangem não só o seu país, Portugal, como muitos outros com cuja linguagem popular se identificava.
Os cadernos de Sept vieilles chansons grecques e Dix chansons populaires tchèques et slovaques, ambos de 1950, são disso um exemplo eloquente e permanecem desconhecidos. Como desconhecidas e inéditas continuam muitas das canções originais que escreveu em 1935.
As 4 Canções do 25 de Abril é um pequeno ciclo inédito que Graça escreveu para homenagear a revolução dos cravos e que pretendemos dar também a conhecer, a par com as outras obras referidas.
Estamos perante um mundo de repertório inédito de um compositor fascinante, que merece ser ouvido e divulgado ao público melómano. – Nuno Vieira de Almeida
O novo álbum Fernando Lopes-Graça: Songs and Folksongs, publicado em 2021 pela Naxos, é o segundo volume de gravação da obra para canção de câmara do compositor, na sua maior parte em primeira gravação mundial, pelo pianista Nuno Vieira de Almeida, pela soprano Susana Gaspar e pelo barítono Ricardo Panela.
À semelhança do primeiro volume (Naxos, 2018), este segundo capítulo desta série tem sido muito bem acolhido pelo público melómano e pela crítica internacional.
Idades
Maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Com a presença de:
Nuno Vieira de Almeida pianista
Susana Gaspar soprano
Ricardo Panela barítono
Paulo Ferreira de Castro musicólogo
Tiago Manuel da Hora produtor e musicólogo
André Cunha Leal moderador