Joly Braga Santos
Apresentação do Tríptico «Complete Chamber Music» Musicamera / Toccata Classics
Datas / horários
18 dezembro 2020 | 11:30 Foyer do Grande Auditório
Música
Joly Braga Santos (Lisboa, 1924 – 1988) é uma das principais figuras da Música
Portuguesa do Século XX. Sinfonista fecundo e inspirado, chefe de orquestra, diretor de gravação da RDP, crítico musical e pedagogo, a sua ação multiforme foi um fator impulsionador da atividade musical da sua época e a sua obra de compositor estará para sempre considerada entre as grandes realizações artísticas de matriz autoral portuguesa.
A Musicamera Produções tem o prazer de anunciar a culminação de um projeto de três anos, que reúne em 3 CD a integral da música de câmara instrumental do compositor, gravada no Centro Cultural de Belém, e que se segue à sua apresentação em concerto nas principais salas do país por um conjunto de prestigiados intérpretes.
Assim, terá lugar no próximo dia 18 de dezembro, na Sala Amália Rodrigues do CCB, pelas 11h30, um evento de apresentação deste Tríptico (editado pela editora inglesa Toccata Classics e distribuído pela Naxos em mais de 90 países).
Este evento será apresentado por André Cunha Leal, programador do CCB, e contará com a participação do musicólogo Bernardo Mariano e outras individualidades.
Uma curta intervenção musical estará a cargo de Olga Prats, Eliot e Jill Lawson, Catherine Strynckx e a filha do compositor, a violetista Leonor Braga Santos.
Completará a apresentação uma vídeo-reportagem ilustrativa das várias fases de execução deste projeto, cuja concretização só foi possível graças a um conjunto de entidades – das quais devemos destacar o próprio CCB, a RTP-Antena 2, a Direção Geral das Artes e a Fundação GDA – num gesto de defesa e fruição de um acervo fulcral no devir da cultura musical portuguesa do século XX.
Pede-se confirmação de presença para o e-mail geral@musicamera.pt