Datas / horários
7 dezembro de 2022 21:00
É já no próximo dia 7 de dezembro que Gregório Duvivier volta a pisar os palcos portugueses. Depois de um enorme sucesso em 2019, o aclamado ator e humorista do Porta dos Fundos volta a Portugal para uma digressão de Sísifo: um monólogo escrito pelo próprio em parceria com Vinícius Calderoni, coautor e diretor da peça.
Inspirado no mito grego de Sísifo – o homem que carrega diariamente a sua pedra morro acima para vê-la rolar ladeira abaixo e começar tudo de novo – o texto assinado pela dupla brasileira relaciona a mitologia grega com o caótico mundo globalizado e «híperconectado», trazendo a palco temas contemporâneos e urgentes, para falar e refletir, sobretudo, sobre a condição humana.
Traduzido em 60 histórias muito curtas onde cabem personagens de todos os tipos, o texto vai da comédia, à tragédia, passando pela poesia e pelo drama, recriando o mundo dos memes e dos gifs em palco, numa analogia à história de humanidade, à vida contemporânea e ao contexto social e político do Brasil. Fake news, suicídio transmitido através da Internet, influenciadores digitais e tragédias brasileiras como o assassinato de Marielle Franco ou o incêndio do Museu Nacional, são apenas alguns exemplos dos vários temas tratados em Sísifo e brilhantemente retratados por Gregório Duvivier.
Com a produção da H2N -Phenomena Makers, produtora responsável pelo Festival Porta dos Fundos e pelo espetáculo de improvisação Portátil em Portugal, Sísifo regressa a Lisboa no dia 7 de dezembro, no Grande Auditório do CCB.
Há uma célebre frase de Marx que diz que a história acontece primeiro como tragédia, depois como farsa. Pensando no Brasil contemporâneo, podemos acrescentar, como hipótese, um terceiro desdobramento: a história acontece primeiro como tragédia, depois como farsa e, por fim, como meme?
Acompanhar as desventuras de um país em moto perpétuo que repete indefinidamente o DNA da sua desigualdade social num ciclo patológico traz à tona a dúvida: será o Brasil uma nação aprisionada dentro de um gif animado?
Estará cada indivíduo desta nação girando na mesma rotação e submetido pessoalmente à mesma lógica (des)ordenadora de todo país?
-
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Idades
Maiores de 12 anos
Ficha Técnica
Elenco Gregório Duvivier
Texto Vinicius Calderoni e Gregório Duvivier
Direção Vinicius Calderoni
Direção de produção Andréa Alves
Cenografia André Cortez
Iluminação Wagner Antônio
Figurino Fause Haten
Direção musical Mariá Portugal
Coprodução Sarau / H2N