Datas / horários
Exposição até 10 setembro de 2023 Piso 0
Exposições
A exposição Em Bruto: Relações Comoventes, agora apresentada pelo CCB, é o resultado de um convite endereçado a Fernanda Fragateiro pela Fundación Cerezales Antonino y Cinia de Léon, em Espanha, onde o projeto foi apresentado pela primeira vez em 2022.
Trata-se de uma grande instalação que encontra novas formas e gera novos diálogos com a arquitetura de cada vez que é apresentada. Partindo de uma estrutura complexa de traves, cavaletes e barrotes que convocam noções de reconstrução do espaço e da sua reconfiguração, a instalação, agora repensada por Fernanda Fragateiro para o espaço do Piso 0 do CCB, ostenta títulos discretamente inscritos de obras que se debruçam sobre e são assinadas por arquitetos e arquitetas que têm constituído referências importantes no percurso da artista. A teia física assim gerada é também uma teia de reflexões sobre o arquitetónico, a cidade, o espaço e a modernidade.
Por essa razão, a exposição inclui uma sala de leitura na qual os espectadores podem consultar os livros referidos na instalação e uma primeira sala que funciona como uma introdução, ou uma propedêutica, à nova peça, composta por um conjunto de elementos que a artista tem vindo a intitular de Materials Lab.
Esta série aberta de peças reúne, em mesas/caixas, materiais de proveniência muito diversa — uns resultando de intensa pesquisa, outros encontrados —, entre os quais se incluem livros, artigos, mapas cromáticos, restos de materiais usados noutras obras, fotografias e manuscritos que fazem uma história do seu processo criativo. A sua presença cria um mapa das preocupações estéticas, políticas e filosóficas de Fernanda Fragateiro, simultaneamente apontando pistas para a interpretação da sua obra e complexificando a relação que com ela estabelecemos.
Assim, ao longo das salas, o público é confrontado com o processo, as motivações e o resultado escultórico do trabalho da artista, podendo estabelecer os seus próprios juízos e interpretações.
Produção: Fundación Cerezales Antonino y Cinia de Léon e Centro Cultural de Belém.
Curadoria: Alfredo Puente.
Marcações
Visitas orientadas e atividades para escolas e famílias
☎️ Marcações e informações por telefone (213 612 800) (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
💻 Marcações pelo e-mail servico.educativo.museu@ccb.pt
Inscrições até às 13:00 da sexta-feira anterior às atividades.
SAIBA MAIS
Horário de funcionamento
Museu
De terça a domingo | 10:00 às 19:00 (última entrada às 18:30)
Encerra à segunda-feira
Gratuito no primeiro domingo de cada mês.
Preços e Descontos
Descontos
Descontos
- 50 % — visitantes de 7–18 anos
- 50 % — estudantes
- 50 % — visitantes com mais de 65 anos
- 50 % — visitantes com mobilidade reduzida
- 30 % — Lisboa Card
- 30 % — Cartão Sócio Gerador
- 30 % — Membros Clube P, do jornal Público
Entrada Livre
- Até 6 anos
- Acompanhantes de pessoas com deficiência
- Cartão CCB
- Desempregados
- Membros ICOM
- Antigo combatente
- Viúva ou viúvo de antigo combatente
- Primeiro domingo de cada mês